Chad Channing – Uma Breve Biografia

Chad Channing – Uma Breve Biografia

chad channing-1

Chad Channing nasceu em Santa Rosa, Califórnia, no dia 31 de Janeiro de 1967. É o filho do meio do DJ de rádio, Doug Wayne e de Burnyce Carol. Quando jovem, estava sempre interessado em esportes, especialmente futebol. A música não era uma grande parte de sua vida, embora ele provavelmente desfrutasse do que as crianças estavam ouvindo. Aos treze anos de idade, Chad teve um acidente terrível no ginásio na escola, quebrando seu fêmur superior esquerdo (o maior osso do corpo). Isso resultou em 8 cirurgias e cinco anos de recuperação. Durante este tempo Chad usava gesso na perna, não conseguindo ir à escola. Ele precisou de um tutor particular e estava naturalmente frustrado com sua inatividade.
Perguntando-se sobre como ajudá-lo, seus pais lhe compraram um baixo vermelho maçã brilhante em um de seus aniversários.

“Ele parecia encantado e, dentro de algumas semanas, podíamos ouvir riffs que pensávamos serem provenientes de um registro de Van Halen. Ele era incrível!”, lembrou Wayne. “Quando tirou o gesso, sabíamos que ele tinha que usar a perna e torná-la forte novamente, então nós compramos um conjunto de bateria usado, muito bom, azul cobalto, com bom som. Novamente, ele tocava com muita naturalidade e, como pais, ficamos bastante surpresos. Sabíamos que tinha algo especial ali!. Logo ele começou a tocar com os amigos e ter suas bandas de garagem.”

Uma de suas primeiras bandas se chamava StoneCrow e tinha na formação o amigo de Chad, Jason Everman, que também viria a tocar no Nirvana.
O StoneCrow era uma banda de Hardcore/Punk. Chad e Jason tocaram na banda durante seus anos de ensino médio. Chad, é claro, tocava bateria e Everman guitarra. O baixista era Rob Day. Posteriormente, em 1987, foi lançada a compilação “Northwest Hardcore”. Mas não existem muitas informações sobre essa banda um tanto quanto obscura.

chad channing-2
Os pais de Chad, Wayne e Burnyce Channing.
Biografia Chad Channing-7
Rob Day, Chad Channing e Jason Everman (Stonecrow)

Em 1982, quando a família Channing se mudou para Baltimore, Maryland. Mais tarde, em 1983, Chad formou a banda de Hard-Rock/Heavy-Metal/Hair-Metal, Child’ƨ Play. O Child’s Play (estilizado como Child’ƨ Play) tinha Larry Hinshaw no vocal, Brian Jack na guitarra, Phil Wiser no baixo, Jimmy Shafer na guitarra e Chad Channing na bateria. No entanto, foi demitido poucos meses depois por “não se encaixar na banda”. Channing foi substituído por Steve Albinak depois de alguns meses.

Biografia Chad Channing childs play
Child'ƨ Play

Chateado com o ocorrido na Child’ƨ Play, Chad convenceu seus pais a voltarem para Washington, onde arrumou um emprego como cozinheiro no Bainbridge Island. Ainda com vontade de tocar, Chad se juntou a Chris Karr e John Hurd e montaram a banda The Magnet Men. Pouco tempo depois, Ben Shepherd (que também trabalhava no Bainbridge Island e que mais tarde se tornaria baixista do Soundgarden) entrou na banda e o nome mudou para Tick-Dolly-Row (ou vise-e-versa). O The Magnet Men chegou a dividir palco com o Nirvana quando eles tinham Aaron Burckhard na bateria e ainda se chamavam Bliss, isso em 1987.

Pouco tempo depois, um amigo em comum apresentou Chad para Kurt Cobain e Krist Novoselic, que estavam à procura de um baterista. Os três se reuniram várias vezes para jam sessions antes de começarem a fazer shows.

Biografia Chad Channing magnet men
The Magnet Men

Em 1988, Chad já estava gravando seu primeiro single com o Nirvana, “Love Buzz” e no final do mesmo ano, começavam as sessões de gravação de seu primeiro disco, Bleach, que foi lançado em 15 de Julho de 1989.

chad channing-3
Chad Channing no NIRVANA
Em Abril de 1990 eles gravaram oito musicas no Smart Studios com Butch Vig, mas durante as sessões, Kurt e Krist se “desencantaram” com o desempenho de Chad, que por sua vez expressou frustração por não estar ativamente envolvido nas composições.
 
Estas diferenças criativas e artísticas culminaram na a saída de Channing, uma decisão mútua dentro da banda.
 
Após sua saída do Nirvana, Chad ainda teve seu trabalho na banda lançado em Nevermind – tocando “Polly” (apesar de não ser creditado até a edição Deluxe do álbum), Incesticide – tocando “Big Long Now”, “Stain” e “Dive”, From the Muddy Banks of the Wishkah – tocando “Polly” e “Breed”, e no box With the Lights Out, onde alem de sete musicas com Chad na bateria, ainda conta com um DVD com gravações de um ensaio do Nirvana em Dezembro de 1988.
chad channing-4

Chad Channing - Pós NIRVANA

Depois de deixar o Nirvana, Channing formou o Fire ants, que lançou o EP “Stripped” pela Dekema Records em 1992 e foi produzido por Jack Endino, que também havia produzido Bleach . O Fire Ants também incluía em sua formação Brian Wood (vocal) e Kevin Wood (guitarra), irmãos de Andrew Wood, falecido cantor do Mother Love Bone e o baixista Dan McDonald. Channing e McDonald voltaram a tocar juntos em 1998, com John Hurd e Erik Spicer, formando o The Methodists.

Biografia Chad Channing-5
Chad Channing no Fire Ants

Em 2001, Channing ainda tocou no East of the Equator. A banda foi formada em dezembro daquele ano e era formada por Travis Roberson nos vocais, Ric Autumn e Erik East nas guitarras, Mike West no baixo e Chad na bateria.
O álbum  The Painted Road foi lançado em abril de 2002 e em setembro a banda lançou um single da música “No One’s Around”.

Biografia Chad Channing-6
Chad Channing no East of the Equator

Anos mais tarde, Chad resolveu sair de trás dos tambores e veio para a frente do palco em sua nova banda, o Before Cars, que lançou o single “Old Chair”, em 2006. Eles lançaram seu álbum de estréia, Walk Back em 2008, novamente produzido por Jack Endino. Em 2013 foi lançado How We Run, seguido do single “Fin”, lançado em 2014. Channing faz os vocais e toca baixo em todas as faixas.

Biografia Chad Channing before cars
Chad channing no Before Cars

Atualmente Chad tem estado mais ativo tocando com o Magnet Men. A banda está gravando no Witch Ape Studio, de Tad Doyle (TAD). Um EP deve ser lançado na primavera norte-americana!

 

Magnet Men gravando no Witch Ape Studio:

#HappyBirthdayChadChanning

"Boddah"

Fã de Nirvana desde a primeira vez que o peso de "Bleach" entrou por meus ouvidos. Antes de tudo, um curioso insaciável. Pesquiso para aprender, escrevo para compartilhar o que aprendi."A curiosidade matou o gato, mas a satisfação o trouxe de volta!"