Primeiro Show de Dave Grohl no Nirvana

Primeiro Show de Dave Grohl no Nirvana

No dia 11 de outubro de 1990 acontecia o primeiro show de Dave Grohl no Nirvana. Foi no North Shore Surf Club, de Olympia, Washington. Confira:

Nirvana no North Shore Surf Club

A estreia de Dave Grohl no Nirvana aconteceu em 11 de outubro de 1990, durante o show da banda no North Shore Surf Club de Olympia, WA. O North Shore era um dos poucos clubes da cidade onde a entrada de menores era permitida no início dos anos 90. Baurice Nelson era o proprietário. O Nirvana teria sido a primeira banda contratada por Nelson para tocar no local. Naquela noite de quinta-feira ele e sua “equipe” de uma pessoa só, abriram o clube e logo perceberam uma fila interminável de clientes se estendendo ao redor do quarteirão. Sem saber que a banda local “pouco conhecida” já havia formado um grupo de seguidores, Nelson foi forçado a recrutar alguns de seus clientes para ajudar no serviço da casa. O trio “quieto e estranho” (como ele os descreveu na época) chamado Nirvana, logo se tornaria a banda mas icônica de seu tempo.

Dave Grohl no Nirvana 11-10-1990 (1)

O Nirvana estava de baterista novo como anunciado por Kurt Cobain durante a sessão da KAOS FM. Dan Peters, depois de uma breve passagem pela banda, estava fora (saiba mais). O baterista recém-chegado era Dave Grohl de 21 anos de idade. Procedente da Virginia, Grohl havia tocado com as bandas Scream e Dain Bramage. O trocadilho deste último nome provavelmente foi o bastante para ele cair nas boas graças de Kurt Cobain, já que isso evidenciava, no mínimo, que Grohl tinha o mesmo senso de humor que ele. Foi Buzz Osborne, do The Melvins quem havia colocado Grohl em contato com o Nirvana, voltando ao seu papel de mentor e, este pode ter sido o melhor presente que receberam dele. No instante em que Kurt e Krist Novoselic ensaiaram com Grohl, souberam que tinham seu baterista final.

"Nós soubemos em dois minutos que ele era o baterista certo. Ele batia forte. Era realmente dinamico. Ele era tão claro, tão quente, tão vigoroso.

Krist Novoselic

Desde o ensaio teste de Dave Grohl no Nirvana (25 de setembro de 1990) até o show no North Shore Surf Club, ele teve apenas dezoito dias para aprender as musicas que tocariam. Ele mal sabia os títulos das canções, muito menos as partes da bateria. Mas com Dave isto quase não importava: como Krist e Kurt descobriram, ele era um animal atrás da bateria. Kurt sofrera com bateristas no passado, decorrendo seu perfeccionismo do próprio domínio do instrumento. Muitas vezes, quando passavam o som, Kurt ia regularmente para a bateria e tocava algumas canções para checar o retorno. Mas Grohl era o tipo de baterista que deixava Kurt contente por ter escolhido a guitarra.

Dave Grohl no Nirvana – O Show

Dave começou o show de maneira explosiva. A banda iniciou com o cover dos Vaselines, “Son Of A Gun”. Foi a primeira vez que ela foi tocada pelo Nirvana. Já na primeira musica a energia caiu duas vezes. De fato, a noite marcou umas uma das piores confusões técnicas de toda a história do Nirvana. Um defeito na parte elétrica fez a energia cair diversas vezes, e a banda teve de desligar metade de seus amplificadores para evitar outros blackouts.

Na sequencia, outro cover dos Vaselines, “Molly’s Lips”. Novamente quedas de energia atrapalharam a execução da musica e ela foi deixada para trás. Em seguida, mais um cover, “D-7”, do Wipers. Novamente uma musica que estreava no set do Nirvana e novamente uma musica interrompida devido as quedas de energia e deixada para trás. Quando a banda tocou “Blew” os problemas com a energia continuaram, mas nesse caso eles a tocaram novamente quando o problema foi resolvido.

A única iluminação disponível no North Shore Surf Club vinha de lanternas na platéia, criando um efeito sinistro como alguma coisa saída de um filme independente barato. Slim Moon que tocou com sua banda Witchypoo naquela noite lembra:

"O Surf Club era um grande bar vazio que suportava provavelmente 300 pessoas. As crianças estavam ficando loucas por Nirvana. Algo aconteceu uma vez que Dave Grohl se juntou. De repente, eles pareciam muito maiores"

Depois de “Blew” os problemas de energia deram uma trégua. A banda prosseguiu com “Negative Creep”, “Been A Son”, “Stain”, “Floyd The Barber”, “About A Girl”, “Spank Thru”, “School”, “Stay Away”, “Breed”, “Big Cheese”, “In Bloom”, “Dive”, “Love Buzz” (cover do Shocking Blue), “Scoff”, “Sliver” e “Turnaround” (cover do Devo).

Abaixo deixo o registro em vídeo de “Love Buzz” extraído do DVD lançado no box With The Lights Out. Tem boa qualidade de imagens captadas por multi-câmeras.

Na sequencia, 39 minutos do show em vídeo. O registro que não havia sido lançado até 2016 conta com as ultimas musicas do set; “Stay Away”, “Breed”, “Big Cheese”, “In Bloom”, “Dive”, “Love Buzz”, “Scoff”, “Sliver” e “Turnaround” (outra musica que também estava sendo tocada pela primeira vez pelo Nirvana). Com uma bateria minúscula, Dave se mostrou muito forte: tocava os tambores com tanta força que destruiu as cordas de ressonância de sua caixa. Uma pausa para substituição teve que ser feita depois de “Dive”.

Em seguida, apenas o áudio do show, mas que lhe dará a oportunidade de ouvi-lo do inicio ao fim.

Dave Grohl no Nirvana – Fotos do Show

"Boddah"

Fã de Nirvana desde a primeira vez que o peso de "Bleach" entrou por meus ouvidos. Antes de tudo, um curioso insaciável. Pesquiso para aprender, escrevo para compartilhar o que aprendi."A curiosidade matou o gato, mas a satisfação o trouxe de volta!"
Fechar Menu