Martin D-18E de Kurt Cobain vai a leilão por 1 milhão

Martin D-18E de Kurt Cobain vai a leilão por 1 milhão

O Martin D-18E, ano 1959 de Kurt Cobain – usado durante o lendário set do Nirvana no Unplugged da MTV – está sendo leiloado.

O D-18E é o sétimo dos únicos 302 modelos construídos pela Martin e foi personalizado por Cobain, que adicionou um captador Bartolini na “boca” do instrumento.

Além disso, a venda do violão de Kurt Cobain inclui sua case original, decorado por Cobain com um folheto do álbum de 1990 do Poison Idea, “Feel the Darkness”.

Três canhotos de tíquetes de retirada de bagagem estão anexados à alça, juntamente com um adesivo da Alaska Airlines afixado ao case.

O compartimento de armazenamento do case também contém o conjunto de cordas de guitarra Martin usadas por Cobain, três palhetas e sua bolsa de camurça “stash” decorada com miniaturas de prata de uma colher, garfo e faca.

Há rumores de que o Martin D-18E seja o ultimo instrumento que Cobain tocou antes de sua morte. Em 2018, foi relatado que não estava mais com sua família depois que sua filha, Frances Bean Cobain, deixou o instrumento com seu ex-marido, Isaiah Silva, como parte do acordo de divórcio do casal.

O violão será vendido no evento Julien’s Music Icons, que acontece nos dias 19 e 20 de Junho em Beverly Hills e on-line no site da Juliens Auctions. Ele pode ser visto no Hard Rock Cafe, no Piccadilly Circus, em Londres, de 15 a 31 de Maio e depois na Julien’s Auctions Gallery, em Beverly Hills, de 15 a 19 de Junho.

A estimativa inicial para o Martin D-18E 1959 de Cobain, é de US $ 1 milhão. Se for vendido por esse valor, isso o colocara entre as guitarras mais caras já vendidas em leilão e o terceiro violão acústico mais caro, atrás dos US $ 2,4 milhões pagos pelo Gibson J-160E de John Lennon  e o Martin D-35 de David Gilmour.

O Martin não é o único violão de Cobain à venda no leilão. A Julien’s também está oferecendo uma guitarra Fender Stratocaster preta personalizada e quebrada, usada pelo frontman do Nirvana na turnê In Utero de 1994 (estimativa: US $ 60.000 a US $ 80.000).

Além disso, o evento Music Icons está vendendo outros itens da Cobain, incluindo a camisa de mangas compridas prateada que ele usava no vídeo de “Heart-Shaped Box” (US $ 10.000 a US $ 20.000), uma cópia do CD “Bleach”, assinado como “Kurdt” e inscrito com desenhos de Cobain (US $ 1.000 a US $ 2.000), o setlist do MTV Unplugged em Nova York, usado por Cobain (US $ 4.000 a US $ 6.000) e muito mais.

Pra quem não sabe do amor de Kurt pelos violões Martin, pode ler A história de ‘Grandpa’

O site da Juliens Auction disponibiliza várias fotos do instrumento para o comprador ver mais detalhes sobre a peça antes de dar seus lances. Você pode acessar o arquivo em PDF clicando aqui.

 

"Boddah"

Fã de Nirvana desde a primeira vez que o peso de "Bleach" entrou por meus ouvidos. Antes de tudo, um curioso insaciável. Pesquiso para aprender, escrevo para compartilhar o que aprendi."A curiosidade matou o gato, mas a satisfação o trouxe de volta!"
Fechar Menu