Nirvana no 9:30 Club – 02 de Outubro de 1991

Nirvana no 9:30 Club – 02 de Outubro de 1991

No dia 02 de Outubro de 1991 aconteceia o show do Nirvana no 9:30 Club. A banda chegava a capital dos EUA, Washington, DC, para divulgar Nevermind.

9:30 Club

O 9:30 Club abriu suas portas em 31 de maio de 1980 em Washington, DC.Nirvana no 9:30 Club 1990 Jon Bowers, que sonhava em ser um promotor shows, adquiriu o The Atlantic Building na 930 F Street. Juntamente com sua esposa Dodi Disanto, uma mulher com uma inclinação pela arte alternativa, que sabia como construir equipes e fazer um show, adquiriram uma sala e construíram o que se tornaria a boate mais amada da música. Tinha uma capacidade para apenas 200, com grandes postes que obstruíam o palco. Era tão notório por seus ratos e cheiro característico quanto por receber atos como Nirvana, Red Hot Chili Peppers, Public Enemy, Fugazi, Bad Brains, R.E.M. e Black Flag.

Seth Hurwitz e Rich Heinecke, seu parceiro de negócios e ex-professor, começaram a fazer shows no Ontario Theatre em Adams Morgan no mesmo ano. Em pouco tempo, eles se tornaram os únicos bookers do 9:30 Club, e em 1986 compraram o local. Hurwitz e Heinecke continuaram a prosperar, aumentando os atos emergentes e atraindo os maiores nomes… até que o The Black Cat abriu um espaço três vezes maior do que o do 9:30. As bandas foram rapidamente para onde a sala e os contracheques eram maiores. Foi então que Seth e Rich perceberam que tinham que encontrar uma nova casa e criar uma mega casa noturna. Depois de uma pesquisa exaustiva, eles tiveram sorte de encontrar o prédio da WUST, uma antiga estação de rádio evangélica, que décadas antes era o Duke Ellington’s Club. Embora ficasse em uma parte abandonada da cidade, eles se agarraram ao local e o renovaram, levando em conta as listas de desejos de artistas e profissionais da indústria. No dia 5 de janeiro, o The Smashing Pumpkins fez o primeiro de dois shows com ingressos esgotados para lançar o novo 9:30 Club na 815 V Street, NW, uma sala com capacidade para 1200 pessoas, com um espaço perfeito e melhor som.

Nirvana no 9:30 Club

Na quarta-feira, 02 de outubro de 1991 o Nirvana fazia seu oitavo show após o lançamento de Nevermind. Dessa vez eles estavam na capital dos EUA, Washington. A banda deveria fazer uma sessão acústica em uma estação de rádio (assim como feito na Tower Records), mas de acordo com Kurt Cobain, eles não tinham os equipamentos certos para isso.

O setlist do show era “Jesus Wants Me For A Sunbeam”, “Aneurysm”, “Drain You”, “School”, “Floyd The Barber”, “Polly”, “About A Girl”, “Smells Like Teen Spirit”, “Pennyroyal Tea”, “Sliver”, “Love Buzz”, “Satisfaction”, “Blew”, “Negative Creep” e “Endless, Nameless”. Entre “Love Buzz” e “Blew”, Krist Novoselic cantou um trecho de “Satisfaction” (cover de Devo feito pelos Rolling Stones). Ele modificou a letra para “I’m A Vegetarian” e depois explica: “Mas eu como frutos do mar”. Sim, Krist era um vegetariano que comia frutos do mar.

Áudio do Show – Nirvana no 9:30 Club

Fotos – Nirvana no 9:30 Club

"Boddah"

Fã de Nirvana desde a primeira vez que o peso de "Bleach" entrou por meus ouvidos. Antes de tudo, um curioso insaciável. Pesquiso para aprender, escrevo para compartilhar o que aprendi."A curiosidade matou o gato, mas a satisfação o trouxe de volta!"
Fechar Menu