Nirvana no Axis Nightclub – 23 e 24 de Setembro de 1991

Nirvana no Axis Nightclub – 23 e 24 de Setembro de 1991

Nos dias 23 e 24 de setembro de 1991 aconteciam os shows do Nirvana no Axis Nightclub, em Boston, MA. A banda estava no inicio da turnê de Nevermind e o numero de fãs só aumentava. Deixar esses novos fãs na mão, era algo que o Nirvana não faria:

Axis Nightclub

Localizado no nº 15 da Lansdowne Street, o Axis Nightclub foi um clube muito popular na cidade de Boston. O Axis tinha capacidade para mais de 1.200 pessoas e recebia regularmente os mais talentosos DJ do mundo, bem como shows rock. A história do clube é bastante confusa para quem não a acompanhou de perto. Ela começou na virada do século, quando o varejista Eban Jordan, da Jordan Marsh e fundador do The Boston Globe, construiu o então abrigo para carruagens e caminhões na Lansdowne Street.

Em 1969, o nº 15 da Lansdowne Street entrou na arena do entretenimento como um clube psicodélico chamado The Ark. Logo depois, o lendário Boston Tea Party, administrado por Don Law. Tanto o Tea Party quanto seu antecessor, o The Ark, abrigaram shows celebres, de bandas como The Who, Led Zeppelin, Bob Dylan e The Grateful Dead. Don Law mais tarde se tornaria um dos principais promotores de shows das Américas.

A ascensão da era disco influenciou a mudança do espaço mais uma vez. Steve Rubell e Ian Schrager com seu parceiro Jon Addison compraram o prédio e o converteram em uma discoteca glamorosa apropriadamente chamada 15 Lansdowne. Alguns anos depois eles venderam suas partes para Addison e voltaram para Nova York, onde abriram o infame Studio 54 e depois o Morgan’s Hotel.

Enquanto isso, Addison contratou Patrick Lyons, para administrar o local agora renomeado Boston – Boston. Em 1980, ele e um grupo de investidores compraram a propriedade e, finalmente, o restante dos clubes da Lansdowne Street. O Boston – Boston tornou-se Metro e depois de instalar o teto arqueado em 1988, o nome mudou novamente, agora para CITI.

Em algum ponto nessa confusa história, o prédio no nº 15 da Lansdowne Street mudou o nome para Axis Nightclub e foi nessa época que o Nirvana tocou por lá. A partir de 1992 o clube se uniu com o vizinho e passou a se chamar Avalon. Em 1999 ele passou por uma reforma multimilionária. O novo Avalon tinha mais de 7.000 pés quadrados de espaço criados pela anexação do Mama Kin Music Hall, um clube de 600 pessoas, localizado ao lado.

Em 2007 o Avalon foi demolido para a construção de mais uma unidade da franquia de casas de espetáculos House of Blues.

Nirvana no Axis Nightclub – 23 de Setembro de 1991

No dia 22 de setembro de 1991 o Nirvana desembarcava em Boston, MA.  Vindos de Montreal, no Canada (que é ali pertinho) eles tinham um show marcado na cidade em comemoração ao 8º aniversario da estação de rádio WFNX. O grande responsável pela presença do Nirvana na festa era o DJ da WFNX, Kurt St. Thomas. St. Thomas insistiu, implorou, brigou com a gravadora até convencê-los de encaixar um show do Nirvana na festa. Nevermind ainda não havia sido lançado, isso só aconteceria no dia seguinte, mas o Nirvana já acumulava fãs por onde as cópias promocionais em fita cassete do álbum haviam passado. Ainda assim, ninguém poderia prever o sucesso que ele seria.

Durante a tarde do dia 23 aconteceu a passagem de som do Nirvana no Axis Nightclub. Depois dela, Kurt meio que se dispersou de Krist e Dave, que lidavam com a parte promocional. Cobain estava acompanhado de sua mais nova amiga, a cantora Mary Lou Lord, que ele conheceu no dia 22. Mas isso é história pra outra matéria.

Uma Lubrificada Antes do Show

Mais tarde a banda se reuniu no Bill’s Bar, que ficava nesse amontoado de clubes da Lansdowne Street. Lá, a MTV filmava uma das cenas mais bizarras do meio musical dos anos 90. Lembrando que o Bullet LaVolta, Cliffs Of Dooneen e Smashing Pumpkins eram as outras bandas convidadas para o aniversario da WFNX. O que a MTV fez foi juntar essas bandas e coloca-los para jogar “Crisco Twister”, ou seja, o famoso jogo Twister com a adição de banha da marca Crisco. O baterista do Bullet LaVolta, Todd A. Philips lembra:

“A MTV abordou as bandas para fazer algum tipo de entrevista improvisada no Bill's Bar. Nós caminhamos até lá e fomos recebidos por um produtor da MTV, armado com um balde de Crisco e do jogo Twister. A ideia dele, um 'Twister Gorduroso Com Entrevista'. Parecia engraçado na época, mas a gravação acabou sendo um fracasso. Me sentei e tentei acertar a D’arcy de longe."

Todd A. Philips

No vídeo abaixo vemos Krist Novoselic, Kurt Cobain e Dave Grohl jogando com James Iha e William Patrick Corgan (aquele que não se chama “Billy”), dos Smashing Pumpkins. A baixista do Pumpkins, D’arcy Wretzky, era quem dava as instruções do jogo. Krist é claramente o mais empolgado com a mistura de Crisco com Twister. Na sequencia, Dave Gorhl, Krist Novoselic e Kurt Cobain entrevistados por Jane Sangster para a MTV:

Nirvana no Axis Nightclub – Segunda-feira, 23 de Setembro de 1991

A programação da festa de aniversario da WFNX era: Cliffs of Dooneen às 20h30, Smashing Pumpkins às 9h30, Bullet LaVolta às 22h30 e o Nirvana à meia-noite. A festa ainda se estendia aos outros clubes da Lansdowne Street, onde tocaram bandas britânicas como Chapterhouse, The Wonder Stuff e The Candyskins. Depois do show do Bullet LaVolta o DJ da WFNX e organizador do evento, Kurt St. Thomas, subiu ao palco e anunciou: “É a última banda neste clube hoje à noite, eu sou Kurt St Thomas da WFNX, por favor dê as boas-vindas à banda mais legal do mundo. Nirvana!”. Kurt Cobain quase se atrasou para o show, como conta o também DJ da WFNX na época, Duane Bruce:

"Eu lembro que logo antes do set, Krist e Dave estavam no palco e prontos para tocar, mas nenhum sinal do Sr. Cobain. Eu tive que correr para o andar de cima através da multidão e encontrei Kurt na escada enquanto seus colegas de banda o chamavam do palco. Eu ainda posso ouvir Krist em sua voz de falsete... 'Oh Kuurrtt' vindo pelos alto-falantes."

Duane Bruce

Antes de iniciar o show com “Aneurysm”, Kurt brinca: “Cuidado, há muitos agentes do FBI aqui na platéia hoje à noite”, talvez brincando com o fato de que o show era para maiores de 21 anos. Krist também brinca com o publico depois da oitava musica do set, “Floyd The Barber”. Depois de Kurt anunciar que tocariam novamente no dia seguinte ele diz: “Para todas as idades no Axis, então todo mundo aqui com identidades falsas, não se preocupe, porque você pode ficar sem problemas amanhã à noite!”.

"As paredes de concreto e o piso do Axis forneceram a acústica perfeita para a energia bruta. Primeiro show de Dave Grohl em Boston com a banda. Esta é também a primeira vez que eles tocaram 'Jesus Doesn't Want Me For A Sunbeam' dos Vaselines. Tanto Kurt Cobain quanto Krist Novoselic comentam 'Acabamos de aprender isso hoje'. Foi uma noite rara que apenas um pequeno número de pessoas viu (cerca de 1200).Lembro-me que a equipe da WFNX ficou entusiasmada com este show, mais do que com qualquer na história e merecidamente. A equipe da Axis também estava. A MTV estava presente, assim como vários outros jornalistas locais, nacionais e internacionais. O show foi mais tarde comentado na New Musical Express.No momento em que você ouvir 'Rape Me', você ficará paralisado e pode até começar a chorar um pouco. Foi a quarta vez que eles a tocaram ao vivo. A WFNX conseguiu uma cópia inicial de Nevermind e tocamos algumas faixas para o grande Lenny Kaye, guitarrista de Patti Smith, cerca de uma semana antes do show. Ele nunca tinha ouvido falar do Nirvana, mas ao ouvi-los declarou que 'alguém tem que protegê-los'."

Duane Bruce

Áudio do Show do Nirvana no Axis Nightclub – 23 de Setembro de 1991

Em novembro de 2011, o ex-DJ da WFNX, Duane Bruce, compartilhou uma gravação desse show do Nirvana no Axis Nightclub no Soundcloud. Ao compartilhar a fita que esteve guardada nos últimos 20 anos, ele disse ter percebido que era hora de dividi-la com todos. “Um dia, eu vou embora e ela vai acabar se perdendo. Ela merece mais que isso. É a história do rock and roll. Obrigado Maxell por fazer um produto de qualidade duradoura”. Então aqui está o show. Não o deixe se perder. Mas antes, um dos poucos registros conhecidos em video daquele show, “Aneurysm”:

Fotos Nirvana no Axis Nightclub – 23 de Setembro de 1991

Nirvana no Axis Nightclub – 24 de Setembro de 1991

Como dito anteriormente, o show do Nirvana no Axis Nightclub no dia 23 de setembro de 1991 era para maiores de 21 anos, por isso a banda acabou fazendo um outro show no dia 24, aberto para todas as idades. Assim os garotos e garotas que tiveram que ficar do lado de fora do club no dia 23, puderam ver o Nirvana sem preocupações no dia 24, dia do lançamento de Nevermind.

setlist nirvana no axis nigthclub 24-09

O setlist do dia 24 foi bastante parecido com o do dia 23. Apenas algumas mudanças de musicas e na ordem das mesmas foram feitas. “Aneurysm”, “Polly” e “Rape Me” foram tocadas no show da segunda-feira mas não no da terça. Por outro lado, “Territorial Pissings”, “Pennyroyal Tea” e “Dive” foram tocadas somente no segundo show. Até uma jam tocando “Satisfaction” rolou entre as musicas. 

"Boddah"

Fã de Nirvana desde a primeira vez que o peso de "Bleach" entrou por meus ouvidos. Antes de tudo, um curioso insaciável. Pesquiso para aprender, escrevo para compartilhar o que aprendi."A curiosidade matou o gato, mas a satisfação o trouxe de volta!"
Fechar Menu