Nirvana no Blind Pig – 03 de Outubro de 1989

Nirvana no Blind Pig – 03 de Outubro de 1989

No dia 03 de outubro de 1989 acontecia o segundo show do Nirvana no Blind Pig de Ann Arbor, Michigan. Com um setlist de doze musicas, Kurt Cobain, Krist Novoselic e Chad Channing mantiveram o publico atento aos cerca de 45 minutos de show. Confira:

Blind Pig

O Blind Pig foi inaugurado em 1971. Tom Isaia e Jerry DelGiudice o criaram como um “Café Europeu” completo. Os sócios reformaram um antigo prédio no centro de Ann Arbor e batizaram o café/clube de “Blind Pig”. O nome vem de uma gíria usada para se referir a policiais que tinham sido subornados para ignorar estabelecimentos clandestinos ilegais. Em 1975, DelGiudice fundou a gravadora Blind Pig Records para divulgar a música das bandas que se apresentavam regularmente no clube.

nirvana no blind pig - clube

Isaia e DelGiudice venderam o local em 1979 para Dave Whitmore, que por sua vez vendeu para Roy e Betty Goffett três anos depois. Eles dobraram o tamanho do clube, reformando a parte traseira do prédio, abrindo o 8-Ball Saloon no nível mais baixo e movendo o palco para o andar principal, mais espaçoso. A expansão tornou o local mais propício a shows de rock com multidões e já recebeu apresentações como Nirvana, Joan Baez, Bo Diddley, George Thorogood, REM, 10.000 Maniacs, Sonic Youth, Soul Asylum, Soundgarden, The Smashing Pumpkins e Pearl Jam. Desde então, o Blind Pig atraiu um fluxo constante de bandas promissoras, apresentando shows quase todas as noites durante o ano todo.

Nirvana no Blind Pig

Na terça-feira, 03 de outubro de 1989 acontecia o segundo show do Nirvana no Blind Pig. O primeiro aconteceu em 10 de abril daquele ano. O Soundgarden, que havia tocado no mesmo clube uma semana antes, foi quem recomendou o Nirvana aos promotores do Pig pela primeira vez. O show das duas bandas teve os ingressos esgotados. O Nirvana agradou os donos do local e seus frequentadores, ganhando uma chance de voltar a tocar por lá meses depois.

Em uma entrevista à MTV anos mais tarde, Kurt Cobain citou o Blind Pig como seu local favorito para tocar. Chad Channing, quando perguntado se poderia nomear um dos momentos mais memoráveis ou shows com o Nirvana, mencionou o show do Blind Pig.

No show do dia 03 de outubro The Flaming Lips e Steel Pole Bath Tub também tocaram. Sendo que o The Flaming Lips era a banda principal. Chad Channing lembra que o dono do Pig estava furioso com o Lips: “Lembro-me de falar com o dono do clube. Ele estava tão chateado porque o The Flaming Lips tocava com muita fumaça. Ela era tão espessa que eu mal conseguia ver o rosto dele. Ele reclamava: ‘Malditos! Eles têm essas porras de máquinas de fumaça e não consigo nem ver a minha cerveja!’. Foi divertido.”

Durante o show do Nirvana o que incomodou não foi a fumaça e sim os problemas com o som. Durante a primeira musica, “School”, o microfone de Kurt não funcionou, mas ninguém da banda percebeu isso e continuaram a tocar. Quem assistia teve que ouvir uma “versão instrumental” da musica. Depois que terminaram e foram avisados do problema, tocaram “School” novamente.

O setlist completo era; “School”, “Scoff”, “Love Buzz”, “Floyd The Barber”, “Dive”, “Polly”, “Big Cheese”, “About A Girl”, “Spank Thru”, “Token Eastern Song”, “Negative Creep” e “Blew”.

Áudio do Show – Nirvana no Blind Pig

Abaixo, parte do show no Blind Pig. O registro surgiu somente em agosto de 2004. As duas versões de “School” (sem e com vocal) infelizmente não estão disponíveis, assim como “Scoff” que é de péssima qualidade. O áudio começa na metade de “Love Buzz”. Confira:

Fotos – Nirvana no Blind Pig

"Boddah"

Fã de Nirvana desde a primeira vez que o peso de "Bleach" entrou por meus ouvidos. Antes de tudo, um curioso insaciável. Pesquiso para aprender, escrevo para compartilhar o que aprendi."A curiosidade matou o gato, mas a satisfação o trouxe de volta!"
Fechar Menu