Nirvana no Cabaret Metro – 30 de setembro de 1989

Nirvana no Cabaret Metro – 30 de setembro de 1989

No dia 30 de setembro de 1989 acontecia um show do Nirvana no Cabaret Metro de Chicago, Illinois. Confira:

Cabaret Metro

Localizada no nº 3730 da Clark Street, em Chicago, Illinois, a estrutura do Cabaret Metro construída em 1927 (originalmente como um Centro Comunitário Sueco) continua firme. O clube recebe bandas locais, regionais e nacionais emergentes até hoje. O agora simplesmente Metro, foi criado por Joe Shanahan para sediar atos criativos em Chicago.

Shanahan abriu o clube como Smart Bar em julho de 1982. O então clube de dança misturava uma variedade de novos gêneros da época. O Smart Bar ficava no quarto andar do prédio, onde agora ficam os escritórios da equipe do Metro. Em agosto de 1982, através de sua produtora, a Latest Creations, Shanahan agendou e promoveu um show para o então desconhecido REM. O show foi um sucesso e Shanahan começou a reservar os finais de semana do clube para shows. Ele então mudou o Smart Bar do quarto andar para o porão do prédio. O Cabaret Metro foi reaberto como um local de música ao vivo.

Nirvana no Cabaret Metro - clube

No inicio eram principalmente as bandas locais que tocavam no clube. Mais tarde vieram as bandas de fora da cidade, incluindo Sonic Youth, Ramones, The Replacements, Hüsker Dü, Soul Asylum e Butthole Surfers. NAinda no primeiro ano de funcionamento o Metro recebeu também o New Order, Depeche Mode, Killing Joke e Billy Idol. Na década de 1990 passaram por lá Urge Overkill, Liz Phair, Veruca Salt, Soundgarden, Mudhoney, Jane’s Addiction e várias outras. O Pearl Jam até gravou um álbum ao vivo no Metro em 28 de março de 1992.

Bandas da Grã-Bretanha, como Oasis e os Manic Street Preachers tocaram seus primeiros shows nos EUA no Metro. O Smashing Pumpkins fez seu primeiro e último show, antes de sua reunificação sete anos depois, no Metro. O Metro também sediou um dos últimos shows do Blind Melon com Shannon Hoon em 27 de setembro de 1995. Hoon morreu de uma overdose menos de um mês depois. Além disso, Jeff Buckley filmou seu único DVD no Metro antes de morrer.

Em 11 de outubro de 2007, o proprietário do Metro, Joe Shanahan, foi agraciado com a Recording Academy Honors da Recording Academy de Chicago, em reconhecimento aos 25 anos do Metro.

Nirvana no Cabaret Metro

No sábado, dia 30 de setembro de 1989 o Nirvana estava no Flyer Nirvana no Cabaret MetroCabaret Metro para o show marcado para as 23:30 hr. A banda Eleventh Dream Day da Amoeba Records era o ato principal da noite. O show foi apresentado pelos DJs das rádios locais WNUR e WHPK. O setlist do Nirvana no Cabaret Metro era “School”, “Scoff”, “Love Buzz”, “Floyd The Barber”, “Dive”, “Polly”, “Big Cheese”, “Spank Thru”, “Token Eastern Song”, “About A Girl”, “Stain”, “Negative Creep” e “Blew”.

Por sorte alguém gravou o áudio do show em um Sony TC-D5. Existe também um registro de trinta minutos em vídeo feito de uma das sacadas localizada em frente ao palco, mas está incompleto. Confira o show em vídeo, seguido do áudio do mesmo (com 46 minutos de duração):

Curiosidade

Foi durante essa passagem do Nirvana por Chicago que Kurt Cobain comprou um crucifixo em uma venda de garagem (provavelmente o primeiro artigo religioso que ele não roubou, de acordo com Charles R. Cross).

Para aliviar o tédio na estrada, Kurt se sentava no assento do passageiro da van com o crucifixo em sua mão, abria a janela e o colocava no rosto dos pobres pedestres apenas para ver sua reação. As vezes ele ainda tirava uma foto de suas expressões enquanto o carro se afastava.

“Estávamos passando por uma limusine e ele mostrou o crucifixo. E ele filmou com sua câmera Pixel Vision. Foi muito engraçado.”, lembra Chad Channing.

Sempre que Kurt estava no banco do passageiro na frente da van, ele segurava o crucifixo na mão como se fosse alguma arma que ele poderia precisar de repente.

"Boddah"

Fã de Nirvana desde a primeira vez que o peso de "Bleach" entrou por meus ouvidos. Antes de tudo, um curioso insaciável. Pesquiso para aprender, escrevo para compartilhar o que aprendi."A curiosidade matou o gato, mas a satisfação o trouxe de volta!"
Fechar Menu