Nirvana no City Gardens – 27 de Setembro de 1991

Nirvana no City Gardens – 27 de Setembro de 1991

No dia 27 de setembro de 1991 rolava o show do Nirvana no City Gardens, em Trenton, New Jersey, com abertura de Das Damen e Planet Dread:

City Gardens

Localizado no nº 1701 da Calhoun Street, instalado em um ex-supermercado decrépito, em uma área deteriorada de Trenton, New Jersey, o City Gardens era uma parada essencial para bandas de punk rock e música underground na região. Mas desde que abriu em 1980, a casa ofereceu de tudo aos cerca de 1.000 fãs de musica que cabiam no clube.

Nirvana no City Gardens (1)

O promotor do clube, Randy Now apresentou um grupo diversificado de artistas até 1996 (quando deixou o clube). Husker Du, Joe Strummer, Public Enemy, Beastie Boys, Ricky Nelson, Jello Biafra, Joan Jett, Debbie Harry, Hubert Sumlin, Albert Collins, Danzig, Sinead O’Connor, Iggy Pop, DEVO, Bauhaus entre tantos outros já se apresentaram por lá. Ramones é provavelmente a banda recordista. O quarteto punk de New York tocou no City Gardens vinte e cinco vezes durante toda a carreira. Essa abordagem eclética atingiu o pico na primavera de 1982, quando o comediante Henny Youngman e a banda de hardcore punk Black Flag se apresentaram no clube.

O clube fechou suas portas em 2001, depois de vários processos judiciais, brigas e devido ao custo do seguro ao longo dos anos. Eles já haviam fechado por mais de dois meses em 1981 devido à violação de códigos. Na época uma mulher ainda foi brutalmente espancada com um taco de sinuca dentro do local. Onde ficava o City Gardens agora está um prédio vago que o proprietário Lawrence Campbell espera transformar em um centro comunitário e local para eventos privados.

Em 2014, os autores Amy Yates Wuelfing e Steven DiLodovico publicaram um livro sobre a cena do City Gardens, “No Slam Dancing, No Stage Diving, No Spikes: An Oral History of New Jersey’s Legendary City Gardens”. No mesmo ano, o diretor Steve Tozzi lançou seu documentário, “Riot on the Dance Floor”.

O Nirvana no City Gardens – 27 de Setembro de 1991

Na sexta-feira, 27 de setembro de 1991, o Nirvana subia no palco do famigerado City Gardens para seu terceiro show depois do lançamento de Nevermind. A banda de rock alternativo da cidade de Nova York, Das Damen e o Planet Dread de New Jersey abriram o show.

Durante 50 minutos o Nirvana executou um setlist de 15 musicas. Eram elas; “Jesus Wants Me For A Sunbeam”“Aneurysm”“D-7”“Drain You”“School”“Floyd The Barber”“Sliver”“Smells Like Teen Spirit”“Polly”“About A Girl”“Blew”“Been A Son”“Something In The Way”“Negative Creep”“Endless, Nameless”.

Essa gravação é bastante escura e Dave Grohl mal pode ser visto atrás da bateria. Há algumas boas cenas, mas o vídeo é muitas vezes instável e obstruído pelo público. A imagem é bastante granulada e escura e o áudio é de má qualidade, mas é o que temos.

"Boddah"

Fã de Nirvana desde a primeira vez que o peso de "Bleach" entrou por meus ouvidos. Antes de tudo, um curioso insaciável. Pesquiso para aprender, escrevo para compartilhar o que aprendi."A curiosidade matou o gato, mas a satisfação o trouxe de volta!"
Fechar Menu