Nirvana no Kansas Union Ballroom – 17 de Outubro de 1991

Nirvana no Kansas Union Ballroom – 17 de Outubro de 1991

O show do Nirvana no Kansas Union Ballroom aconteceu no dia 17 de outubro de 1991, em Lawrence, KS. Saiba mais sobre o que rolou por lá há 27 anos:

Nirvana no Kansas Union Ballroom – O Local

O Kansas Union Ballroom ou, “salão de festas” da University of Kansas, fica na cidade de Lawrence, Kansas. O Kansas Union tem sido palco de muitos eventos no campus e já recebeu um bom numero de celebridades atuando lá. Entre eles estão Frank Sinatra, Public Enemy, Violent Femmes, Elastica, Johnny Cash, Pearl Jam e tantos outros. Mas o show do Nirvana no Kansas Union continua sendo um dos eventos mais memoráveis ​​para os que estudaram por lá no início dos anos 90. Em 2011, em comemoração aos 20 anos do show do Nirvana no Kansas Union, o show “Live at the Paramount” foi exibido no Woodruff Auditorium do Kansas Union aos alunos orgulhosos.

Nirvana no Kansas Union Ballroom – Local
University of Kansas

Nirvana no Kansas Union Ballroom – O Show

O ex-aluno da University of Kansas, Brad Roosa, juntamente da SUA (Student Union Activities) da qual fazia parte, foi quem programou o show do Nirvana no Kansas Union Ballroom. Quando o show foi marcado, apenas um monte de demos brutas de Nevermind tinham sido ouvidas por Roosa enquanto negociava com o agente da banda em Los Angeles. Ainda assim, ele sabia que estava ouvindo algo realmente especial e queria estar envolvido. O que ele não sabia, ou qualquer outra pessoa, é que a banda e o álbum literalmente mudariam toda a historia da musica. No momento em que os ingressos foram colocados à venda, todos os envolvidos tiveram um vislumbre do que estava por vir. O show esgotou em poucos dias. Um recorde na época para qualquer show já marcado no local. Pessoas que ninguém esperaria estar comprando um ingresso para ver uma banda com a pegada punk do Nirvana, chegavam em massa de todos os lugares.

O show marcado para às 20:30 começou com a banda local, Paw. A mesma banda que mais tarde ficaria famosa e seria frequentemente chamada de “O Próximo Nirvana”. Na sequencia veio o Urge Overkill. Banda de Chicago que já viajava abrindo os shows do Nivana desde o show no Stache’s, em Columbus (09 de outubro).
Naquela tarde de quinta-feira o Nirvana chegou em Lawrence em uma velha van Ford Econoline, puxando um trailer com suas parafernálias para o show. Ao subirem no palco, com o publico já aquecido, Kurt Cobain anuncia: “Esta canção foi escrita por uma banda chamada The Vaselines. Eles são da Escócia”. “Jesus Wants Me For A Sunbeam” abria o setlist, como de costume na época. Em seguida vieram “Aneurysm”, “Drain You” e “School”.

Nirvana no Kansas Union Ballroom - flyer
Flyer do Nirvana no Kansas Union Ballroom

Ao terminarem a musica que o Nirvana mais tocaria ao vivo na carreira, “School”, Dave Grohl agradece e Krist Novoselic brinca: “Quando alguém disse que tocaríamos em Lawrence, no Kansas, pensei que seria em um campo de milho, não neste edifício de blocos de concreto”. A ultima vez que a banda havia tocado na cidade foi em 10 de outubro de 1989, no The Outhouse. O local era exatamente isso; um “muquifo” cercado de campos de milho, perdido no meio do nada. A banda prosseguiu com “Floyd The Barber”.

Antes que começassem a mais famosa de suas musicas, “Smells Like Teen Spirit”, Kurt Cobain reclama com aquele que talvez seja o profissional com quem ele menos se deu bem durante a carreira, o “cara da luz”. “Hey!! Você pode manter algumas dessas luzes desligadas? Elas estão tipo… Eu não preciso de um bronzeado! Eu não posso… Você pode apenas mantê-las desligadas, ok?”.

A banda segue com “About A Girl”, “Breed”, “Polly”, “Sliver”, “Love Buzz” e, pela primeira vez, “Curmudgeon” é tocada ao vivo. A musica só foi tocada em quatro shows do Nirvana. Ela só ganhou uma gravação profissional em 07 de abril de 1992, durante a sessão do Laundry Room Studios, em Seattle, WA. “Curmudgeon” foi lançada oficialmente como lado B nas edições britânicas do terceiro single de Nevermind, “Lithium”, em 13 de julho de 1992. Mais tarde ela apareceria no box With the Lights Out, de 2004.

A ultima musica que você ouvirá abaixo é “Lithium”. Depois dela o show do Nirvana no Kansas Union Ballroom ainda continuou com “Been A Son”, “Negative Creep”, “On A Plain”, “Blew” e “Territorial Pissings”. Infelizmente devido a um mau funcionamento do gravador, essas musicas não foram registradas. Confira o show:

Nirvana no Kansas Union Ballroom – Curiosidade

Como dito anteriormente, quando chegaram para o show do Nirvana no Kansas Union Ballroom, equipe e banda usavam uma velha van Ford Econoline. Eles estavam ficando mais famosos a cada show e cada dia subindo mais nas paradas. No dia 17 de outubro de 1991, a fama crescente do Nirvana começava a se materializar. Depois do show, o primeiro ônibus de turnê da banda lhes foi entregue, nos fundos do Kansas Union. O promotor do show, Brad Roosa, lembra de ter conseguido entrar no mais novo meio de transporte do Nirvana e de ver o espanto da própria banda com seu sucesso.

"Eles estavam rindo sobre como tudo aquilo era surreal. Foi um momento muito legal, honesto e discreto que eu jamais esquecerei"

"Boddah"

Fã de Nirvana desde a primeira vez que o peso de "Bleach" entrou por meus ouvidos. Antes de tudo, um curioso insaciável. Pesquiso para aprender, escrevo para compartilhar o que aprendi."A curiosidade matou o gato, mas a satisfação o trouxe de volta!"
Fechar Menu