Nirvana no LifTicket Lounge – 08 de Outubro de 1989

Nirvana no LifTicket Lounge – 08 de Outubro de 1989

No dia 08 de outubro de 1989 rolava um show do Nirvana no LifTicket Lounge, em Omaha, Nebraska. Conheça o clube, ouça o show e veja as fotos:

Nirvana no LifTicket Lounge – O Clube

O LifTicket Lounge ficava localizado no nº 6212 da Maple Street de Omaha, Nebraska. Fundado no antigo prédio onde anteriormente funcionava uma concessionária de carros na década de 1920, o clube começou a receber shows ao vivo no final dos anos 80 e incio dos anos 90. O LifTicket Lounge era um clube de tamanho modesto, no entanto, recebeu bandas que eram ou seriam grandes no futuro como Jesus Lizard, Soundgarden e o Nirvana. Incontáveis bandas locais também tocaram por lá, e serviram como alicerce para o que se tornou uma cena musical nacionalmente reconhecida e próspera.

O prédio e o bairro passariam por muitas mudanças nos quinze anos seguintes e muitas das conhecidas fachadas de lojas que ficavam lado a lado na Maple Street fechariam, enquanto a vida noturna de Omaha se deslocava para outras áreas da cidade. Nesse período o LifTicket Lounge também fechou, mas o nº 6212 seguia firme com o bar D Dub’s e se expandia para a baia adjacente. Apesar de hospedar principalmente bandas cover nos finais de semana, o prédio ainda era um local para música ao vivo.

A partir do final da década de 1990, Marc Leibowitz e Jim Johnson, sentindo um apetite crescente por mais shows de punk e indie, fundaram a 1% Productions. O que começou como um passatempo de meio período rapidamente se transformou em um empreendimento em tempo integral, registrando centenas de shows por ano em vários locais da cidade de Omaha. Em 2007, a dupla decidiu finalmente abrir seu próprio clube, onde eles poderiam sediar vários shows locais. Assim nasceu o The Waiting Room Lounge que funciona até hoje no lugar do LifTicket Lounge. Desde sua reinauguração já passaram por lá bandas como Dinosaur Jr., Imagine Dragons, Helmet, Os Mutantes e muitos outros.

Nirvana no LifTicket Lounge - Clube

Nirvana no LifTicket Lounge

Voltando ao show do Nirvana no LifTicket Lounge, Omahan John Wolf, que tocou em bandas como Cellophane Ceiling e Bad Luck Charm foi quem agendou para a banda. Ele fez o mesmo com o do Soundgarden, que também tocou no LifTicket Lounge dias depois, em 17 de outubro de 1989. Wolf lembra que Kurt Cobain, Krist Novoselic e Chad Channing receberam 150 dólares pela apresentação.

“Eles não eram ninguém na época, na verdade. É uma daquelas coisas que todo mundo com quem conversei e foi no show diz... Tínhamos pouco mais de 50 pessoas pagantes naquela noite e outras 20 ou 25 que foram de graça por serem amigos da banda de abertura ou algo assim.Foi um show matador. Como era típico, o Nirvana meio que destruiu sua bateria. Eu me lembro de Kurt subindo na bateria e a derrubando, depois o baterista, Chad, derrubando-a e foi isso. Eu me lembro que eles estavam realmente desgastados da estrada. Eu acho que eles estavam tocando todas as noites. Eles eram, na verdade, pessoas muito discretas. Eu sei que todo mundo que estava lá com certeza se lembra do show. Na mesma época, basicamente uma semana ou duas depois, agendamos com o Soundgarden. Isso foi meio diferente. Eles acabaram de lançar seu primeiro álbum na A&M e apareceram em um ônibus para o show no LifTicket Lounge."

Omahan John Wolf

Nirvana no LifTicket Lounge – Áudio do Show

Cerca de 45 minutos do show foram gravados na mesa de som Tascam 4-Track Portastudio usada pelo clube naquela noite. O inicio de “Dive” e o final de “Breed” se perderam. É uma pena pois foi neste show que “Breed” foi tocada ao vivo pela primeira vez, assim como “Been a Son”. O set, na ordem era; “Dive”“Polly”, “Big Cheese”, “About a Girl”“Spank Thru”“Token Eastern Song”“Stain”, “Been a Son”, “Negative Creep” e “Blew”.
Apesar de tocarem para um publico pequeno, o Nirvana deixou a platéia com vontade de ouvir mais. Depois de encerrarem o show com “Blew” pode-se ouvir gritos de “more” (mais) vindos da platéia. Surpreendentemente a banda voltou para o palco. “Paper Cuts”, “Even In His Youth” e “Breed” foram tocadas como bis para a satisfazer a pequena mas exigente multidão.

Nirvana no LifTicket Lounge – Fotos do Show

"Boddah"

Fã de Nirvana desde a primeira vez que o peso de "Bleach" entrou por meus ouvidos. Antes de tudo, um curioso insaciável. Pesquiso para aprender, escrevo para compartilhar o que aprendi."A curiosidade matou o gato, mas a satisfação o trouxe de volta!"
Fechar Menu