Nirvana no MTV Video Music Awards (Show)

Nirvana no MTV Video Music Awards (Show)

“And now for all your long care needs, it’s Nirvana!”. Confira agora, tudo o que aconteceu no show do Nirvana no MTV Video Music Awards 1992:

Nirvana no MTV Video Music Awards 1992

Em 09 de Setembro de 1992 o Nirvana estava no Edwin W. Pauley Pavilion, em Los Angeles, CA para a sua apresentação no MTV Video Music Awards. Eles também concorriam a “Video of the Year” com “Smells Like Teen Spirit” (o vencedor foi Van Halen com “Right Now“), “Viewer’s Choice” também com “Teen Spirit” (o vencedor foi Red Hot Chili Peppers com “Under the Bridge”). Eles venceram nas categorias “Best New Artist in a Video” e “Best Alternative Video” com “Teen Spirit“. A parodia de “Weird Al” Yankovic, “Smells Like Nirvana” ainda concorreu na categoria “Best Male Video” mas perdeu para “Tears in Heaven (Performance)”) de Eric Clapton.

Fotos dos bastidores do Nirvana no MTV Video Music Awards 1992

O show do Nirvana no MTV Video Music Awards 1992

“…Chegou então o momento de o Nirvana entrar no palco do MTV Video Music Awards 1992. Os chefes da MTV já haviam proposto um plano de contingência para se certificarem de que não seriam enganados por Kurt. Os engenheiros de som haviam sido instruídos para, caso a banda tocasse ‘Rape Me’, cortarem imediatamente para um comercial. O único problema era que ninguém na cabine sabia com era a, então inédita ‘Rape Me’. O Show começou e o Nirvana apareceu no palco. De repente, houve uma pausa incômoda e nesse momento se pode ver Kurt, Krist e Dave se entreolharem. Kurt vivia para momentos como esse. Ele sabia nunca desapontar uma platéia, fosse ela de dezoito garotos no Community World Theater ou um bando de executivos da MTV reunidos em uma seção VIP. Ele começou suavemente, dedilhando a guitarra. A principio, não ficou claro qual canção ele estava tocando, mas quando Krist entrou com a parte do baixo, todos, no auditório e pelas ondas da televisão, ouviram os acordes de abertura de “Rape Me”. O que os espectadores da televisão não puderam ouvir nem ver foi um executivo da MTV correndo para o caminhão de controle. Mas antes que pudesse ser cortado, o Nirvana passou para os primeiros acordes de ‘Lithium’. ‘Fizemos isso para provocá-los’, lembra Krist. Foram menos de vinte segundos — e a MTV editou essa parte quando reprisou o programa —, mas foi um dos melhores momentos do Nirvana. Quando a canção terminou, Krist atirou seu baixo para o ar, que aterrissou diretamente em sua testa. Ele cambaleou no palco, desabou, e muitos acharam que ele estava morto. Quando Finnerty o encontro nos bastidores, estava se sacudindo todo e rindo.”

De Heavier Than Heaven (um livro muito bom, mas na verdade Kurt não dedilhou a musica, ele a tocou normalmente e a parte em que Krist começa a tocar o baixo na verdade nem aconteceu. Algo que aconteceu mas que Charles Cross deixou passar foi Krist batendo continência como quem diz “Ok Srª MTV, não vamos tocar esta musica se não é de seu agrado” e no final de ‘Lithium‘ enquanto o palco era destruído, Dave gritando no microfone: “Onde está o Axl? Oi Axl! Oi Axl!” Dave estava se referindo a Axl Rose (óbvio), com quem o Nirvana havia tido um confronto no início do dia.

Antes de sair do palco, Kurt Cobain ainda cuspiu no piano que acreditava que seria usado por Axl Rose em seguida. Mais tarde ele descobriu que na verdade havia cuspido no piano de Elton John.



Leia mais sobre Kurt Cobain vs Axl Rose e a “reconciliação” com Eddie Vedder aqui


 

Fotos do show do Nirvana no MTV Video Music Awards 1992

Prêmios

“Michael Jackson” recebe premio pelo Nirvana

Nirvana recebeu quatro indicações no MTV VMA de 1992; “Video of the Year“, “Best New Artist in a Video“, “Viewer’s Choice” e “Best Alternative Video“, todas com “Smells Like Teen Spirit“.

A banda venceu como “Best New Artist in a Video” e “Best Alternative Video“. Para receber o premio de melhor vídeo alternativo, o Nirvana mandou ao palco um sósia de Michael Jackson, que disse estar se aposentando como o “Rei do Pop” para se tornar o “Rei do Grunge“.


O sósia em questão era Frederick Albert Travalena III, ou somente Fred TravalenaTravalena era também conhecido como “O Homem dos Mil Rostos” e “Sr. Todo Mundo“, por seus diversos trabalhos imitando artistas famosos.
Ele surgiu no cenário norte-americano como um impressionista no início de 1970.
Mais de 360 celebridades, políticos e personagens de desenhos animados teriam sido interpretadas por ele, incluindo todos os presidentes dos Estados Unidos (de John F. Kennedy a George W. Bush), Clint Eastwood, Dr. Ruth Westheimer, Joe Pesci, Robert De Niro, Henry Kissinger, Donald Rumsfeld, Johnny Mathis, Bruce Springsteen, Luciano Pavarotti e outros.

Em 2002 Travalena foi diagnosticado com Linfoma não Hodgkin e cancro da próstata em 2003. Após a remissão de cinco anos, o linfoma retornou em 2008. Travalena morreu em 28 de Junho de 2009, aos 66 anos, em sua casa em Encino, Califórnia.

Curiosidade

No “Moonman” (como é conhecido o troféu do VMA) que Travalena recebeu por Best Alternative Video, o nome da musica estava como “Smells Like TEAM Spirit”.

 

Best New Artist

Alem de Best Alternative Video, o Nirvana ganhou com “Teen Spirit” o premio de Best New Artist. Eles concorriam com Tori Amos com “Silent All These Years“, Arrested Development com “Tennessee” e Cracker com “Teen Angst (What the World Needs Now)“. Confira o vídeo da banda recebendo o premio:

A seguir, um vídeo dos bastidores acompanhando o Nirvana até seu trailer depois de receber o segundo moonman.

"Boddah"

Fã de Nirvana desde a primeira vez que o peso de "Bleach" entrou por meus ouvidos. Antes de tudo, um curioso insaciável. Pesquiso para aprender, escrevo para compartilhar o que aprendi."A curiosidade matou o gato, mas a satisfação o trouxe de volta!"
Fechar Menu