Nirvana no Murphy’s Pub – 06 de Outubro de 1989

Nirvana no Murphy’s Pub – 06 de Outubro de 1989

No dia 06 de outubro de 1989 acontecia o show do Nirvana no Murphy’s Pub. Foi o primeiro show da banda em Cincinnati, Ohio.

Nirvana no Murphy’s Pub – O Clube

Fundado em 1969, o Murphy’s Pub é um lugar onde vizinhos e amigos, jovens e velhos se reúnem para compartilhar bons pensamentos! Um grande legado de clientes e proprietários passou pelas suas portas nesses quase anos 50 anos de existência. O prédio onde o Murphy’s Pub foi construído tem uma longa e intrigante historia. Assim como o resto do bairro Clifton Heights, o nº 2329 West da Clifton Avenue foi originalmente construído na virada do século para fins residenciais. Em meados da década de 1920, porém, estabelecimentos de encanadores, barbeiros e oficinas começaram a chamá-lo de casa.

Em 1938, Virgil Hahn fundou o Hahn’s Restaurant & Bar e as primeiras bebidas foram servidas no local. Vinte anos depois, o negócio mudou de mãos e de nome. Charles Mahoney assumiu o negócio em 1958, colocando seu próprio nome na porta da frente. Mesmo com um novo nome, a essência do estabelecimento permaneceu a mesma, local com espaço para todos.

Em 1969 Charles Mahoney se aposentou e vendeu seu negocio para dois jovens, um morador local chamado Bailey e um irlandês conhecido como Murphy. Pouco se sabe sobre o misterioso Sr. Murphy. Algum tempo depois de assumir o negócio, acredita-se que ele tenha retornado à Irlanda para um descanso, apenas para se distanciar dos problemas políticos que continuam atormentando a nação norte-americana até hoje. Para homenagear seu parceiro perdido que nunca mais voltou, Bailey mudou o nome para Murphy’s Pub em 1970.

Nirvana no Murphy's Pub

Com o passar dos anos o Murphy’s Pub deixou de ser apenas um bar da vizinhança, tornando-se o lugar favorito para os estudantes da University of Cincinnati passarem suas noites batendo um bom papo. Foi para agradar esse publico jovem que o Murphy’s começou a trazer bandas para tocar no local. Ao longo das décadas de funcionamento, vários foram os proprietárias do Pub. Os atuais, ambos descendentes de irlandeses, assumiram o cargo em 1º de setembro de 2000, depois de trabalharem por muitos anos no Murphy’s.

Nirvana no Murphy’s Pub

Na quinta-feira, 06 de outubro de 1989 o Nirvana chegava a Cincinnati para seu primeiro show na cidade. A entrada no pub naquela noite custava míseros US$ 3. Nirvana no Murphy's Pub flyerO Grinch também tocou. Com Chad Channing como baterista na época, o Nirvana divulgava seu primeiro álbum, “Bleach”, pela região centro-leste dos Estados Unidos. Logo eles embarcariam para a Europa onde dividiram uma tour com o TAD.

O show do Nirvana no Murphy’s Pub não tem nenhum registro conhecido em foto ou vídeo, mas felizmente um áudio do show, embora de má qualidade, circula na internet. Nele ouvimos Kurt anunciando a banda com um: “Oi, somos Steely Dan”, se referindo a banda nova-iorquina de jazz fusion que ficou popular nos anos 70. O nome vem do livro “Naked Lunch”. “Steely Dan III” era o modelo do vibrador usado por Mary, a governanta lésbica do livro de William Burroughs.

Durante aproximadamente uma hora o Nirvana tocou um setlist de quinze musicas. Krist Novoselic iniciou a apresentação com riffs de “I Walk The Line” de Johnny Cash no baixo. As musicas que se seguiram foram, na ordem; “School”, “Scoff”, “Love Buzz”, Floyd the Barber, “Dive”, “Polly”, “Big Cheese”, “About A Girl”, “Token Eastern Song”, “Even In His Youth”, “Spank Thru”, “Negative Creep”, “Blew”, “Stain” e “Paper Cuts”. Foi neste show que “Token Eastern Song” “Even In His Youth” foram tocadas ao vivo pela primeira vez.

Nirvana no Murphy’s Pub – Áudio do Show

"Boddah"

Fã de Nirvana desde a primeira vez que o peso de "Bleach" entrou por meus ouvidos. Antes de tudo, um curioso insaciável. Pesquiso para aprender, escrevo para compartilhar o que aprendi."A curiosidade matou o gato, mas a satisfação o trouxe de volta!"
Fechar Menu