Nirvana no New Daisy Theatre – 07 de Outubro de 1991

Nirvana no New Daisy Theatre – 07 de Outubro de 1991

Em 07 de outubro de 1991 acontecia em Memphis, o show do Nirvana no New Daisy Theatre. Foi o único show da banda na cidade durante toda a carreira e você não o verá aqui.

Nirvana no New Daisy Theatre – O Local

O New Daisy Theatre foi inaugurado no nº 330 da Beale Street, no centro da cidade de Memphis em 1942. Paul e Sam Zerilla, juntos de seu sócio Joe Maceri, buscavam por uma instalação grande o suficiente para promover eventos populares. Em suas primeiras décadas de funcionamento, o New Daisy serviu principalmente como cinema e promovia shows ao vivo ocasionalmente. Na década de 1970 o New Daisy entrou em decadência assim como toda a Beale Street. Desde então, vários dos prédios que ficavam ao redor do teatro foram derrubados. O New Daisy continuou em atividade, mesmo depois de vendido por Paul, Sam e Joe, que abriram o “Old Daisy” do outro lado da rua Beale.

Nirvana no New Daisy Theatre - O Local (1)

No início dos anos 80, a Corporação de Desenvolvimento da Beale Street começou a revitalização da rua. Logo o promotor de lutas de boxe, Mike Glenn, alugou o New Daisy e começou a organizar as partidas lá. Ele também continuou alugando o prédio para shows e logo percebeu que isso atraia multidões muito maiores do que as lutas de boxe. Glenn administrou a New Daisy por mais de 30 anos. Tendo “ressuscitado” com sucesso o teatro em circunstâncias cívicas e econômicas adversas, ele é considerado um dos salvadores da Beale Street.

Desde o ressurgimento do New Daisy das cinzas vários artistas conhecidos nacionalmente nos Estados Unidos se apresentaram por lá. Nirvana, Bob Dylan, Keith Richards, Elvis Costello, Prince, Red Hot Chili Peppers, Foo Fighters e Smashing Pumpkins são alguns exemplos. Em 1996 a viuvá de Kurt Cobain, Courtney Love, também se apresentou no New Daisy.

Nirvana no New Daisy Theatre - O Local (3)

Em 2014 Steve Adelman e J.W. Gibson compraram o teatro de Mike Glenn e o local passou por uma extensa remodelação. Com a reabertura, o teatro anunciou uma parceria com a Live Nation que traria ainda mais shows nacionais à Beale Street.

Nirvana no New Daisy Theatre

No dia 07 de outubro de 1991, vindos de Atlanta, Georgia, a tripulação do Nirvana chegava na cidade de Memphis no Tennessee para aquele que seria seu único show em toda a carreira, tanto da cidade como no estado.

Antes de tocarem no New Daisy Theatre, a banda tocaria na loja Shangri-La Records. Deveria ser uma apresentação nos moldes da que o Nirvana fez na Tower Records de Nova York no mês anterior. Para a infelicidade dos fãs da banda em Memphis, o “advance man” da Geffen Records (aquele cara que dá uma sondada no local antes de algum show) resolveu cancelar a apresentação porque estava com medo de que ninguém aparecesse.

O show do Nirvana no New Daisy Theatre naquela noite teve mais uma vez o Das Damen como banda de abertura. Eles abririam mais dois shows do Nirvana naquela turnê de Nevermind e no mesmo ano a banda acabaria.

O que exatamente aconteceu durante o show do Nirvana é incerto. Diz-se que Krist Novoselic teria iniciado com uma imitação de Vanilla Ice explicando o roubo da música “Under Pressure” do Queen e David Bowie. Só para esclarecimento, na época rolava uma briga dos membros do Queen e Bowie com o rapper Vanilla Ice que teria usado a linha de baixo de “Under Pressure” (parceria entre Queen e Bowie) em seu single “Ice Ice Baby”, de 1990.

Nirvana no New Daisy Theatre - flyer

O setlist do Nirvana contou com pelo menos treze musicas, iniciando como de costume com “Jesus Wants Me For A Sunbeam”. Outras musicas tocadas foram Aneurysm”, “Drain You”, “School”, “Floyd The Barber”, “Smells Like Teen Spirit”, “About A Girl”, “Polly”“Sliver”, “Love Buzz”, “Come As You Are”, “Negative Creep” e “Endless, Nameless”. Até hoje não foram divulgados e não se tem noticia da existência de nenhum registro desse show, seja em foto, áudio ou vídeo. O show do Nirvana no New Daisy Theatre está portando na lista dos “shows perdidos” a espera de alguma novidade.

"Boddah"

Fã de Nirvana desde a primeira vez que o peso de "Bleach" entrou por meus ouvidos. Antes de tudo, um curioso insaciável. Pesquiso para aprender, escrevo para compartilhar o que aprendi."A curiosidade matou o gato, mas a satisfação o trouxe de volta!"
Fechar Menu