Nirvana no Penny Lane Coffeehouse – 12 de Outubro de 1989

Nirvana no Penny Lane Coffeehouse – 12 de Outubro de 1989

O show do Nirvana no Penny Lane Coffeehouse foi o ultimo da banda em solo norte-americano no ano de 1989. Ele aconteceu na cidade de Boulder, Colorado, no dia 12 de outubro de 1989. Confira um pouco do que se sabe sobre esse “show perdido”:

Nirvana no Penny Lane Coffeehouse – O Local

Localizado na Pearl Street, em Boulder, Colorado, o Penny Lane era comandado por Isadore e Bonnie Million. O casal fundou a cafeteria em 1981. Embora os tempos fossem difíceis nos primeiros dias, o Penny Lane agradou os moradores de Boulder como nem mesmo os proprietários pensaram que poderia agradar. O negócio tornou-se a ponto de encontro para hippies, malucos, desajustados, viajantes, poetas e músicos na área de Boulder.

Em 1994, quando o contrato do Penny Lane chegou ao fim, o senhorio se recusou a renová-lo. Reuniões e vigílias foram realizadas para ajudar o casal Million a manter o Penny Lane aberto, até que eles conseguiram alugar um espaço maior, exatamente do outro lado da rua, no nº 1795. O próprio Alan Ginsberg, famoso poeta, fez questão de ser o primeiro a se apresentar na nova localização, encabeçando a leitura de poesia na noite de abertura.

Nirvana no Penny Lane Coffeehouse - local

Em 2004, Isadore Million, revelou à mídia local que ele logo fecharia as portas do Penny Lane Coffeehouse, depois de 24 anos de funcionamento. O motivo seria a impossibilidade de pagar o aluguel elevado na Pearl Street. Pessoas de todo o mundo visitaram o Penny Lane depois do anuncio, para se despedirem. No ano seguinte o Penny Lane Coffeehouse fechou oficialmente. Atualmente funciona uma loja de bicicletas no local. Isadore Million morreu de causas naturais em março de 2014. Ele tinha 87 anos.

Nirvana no Penny Lane Coffeehouse – O Show

Existem pouquíssimas informações disponíveis sobre o show do Nirvana no Penny Lane Coffeehouse - flyerNirvana no Penny Lane Coffeehouse. Ele é mais um na lista de “shows perdidos” da banda. Acreditava-se que o show teria acontecido no dia 13 de Outubro de 1989, mas Jonathas Formagio (que é um historiador de mão cheia quando o assunto é Nirvana), descobriu em conversa com um membro da banda de abertura, o DogBite, que o show aconteceu no dia 12 de outubro daquele ano, como mostra o flyer ao lado. O DogBite é uma banda punk/indie da cidade de Boulder.

Este foi o ultimo show do Nirvana em solo norte-americano naquele ano. A banda teria tocado para cerca de dez, no máximo vinte pessoas. Nem mesmo um setlist do show é conhecido, mas “Floyd The Barber”, “About A Girl”, “Paper Cuts”, “Negative Creep” e “Blew” estariam entre as musicas tocadas naquela noite. Depois do show, de acordo com um dos clientes do Penny Lane presentes, a banda estava pedindo por dinheiro para o combustível e cerveja. Dez dias depois eles embarcariam para a turnê européia “bancada” pela Sub Pop Records, ao lado do TAD.

"A Sub Pop planejava a primeira excursão do Nirvana á Europa para aquele verão. Bleach havia sido lançado no Reino Unido e recebido brilhantes resenhas. Kurt jamais havia viajado para o exterior e estava convencido de que a banda seria maior na Europa. Ele prometeu a Tracy Marander (sua namorada na época) que voltaria para casa com milhares de dólares e que lhe enviaria postais de todo pais que ele visitasse."

Na foto abaixo a banda estaria descarregando a van antes do show. Pelo menos é essa a informação que circula entre fã de Nirvana. Não existe nenhum outro registro conhecido do show do Nirvana no Penny Lane Coffeehouse.

Pra quem, assim como eu, é curioso pra saber das camisetas de bandas que o Kurt Cobain usava: Na foto acima, ele usa uma da banda punk inglesa Discharge​, formada em 1977 em Stoke-on-Trent, Staffordshire, Inglaterra. A estampa é proveniente da capa do EP Ignorance, de 1985.

"Boddah"

Fã de Nirvana desde a primeira vez que o peso de "Bleach" entrou por meus ouvidos. Antes de tudo, um curioso insaciável. Pesquiso para aprender, escrevo para compartilhar o que aprendi."A curiosidade matou o gato, mas a satisfação o trouxe de volta!"
Fechar Menu