Nirvana no Saint Andrews Hall – 11 de Outubro de 1991

Nirvana no Saint Andrews Hall – 11 de Outubro de 1991

Em 11 de outubro de 1991 acontecia o show do Nirvana no Saint Andrews Hall, em Detroit, Michigan. Fazia exatamente um ano desde a estreia de Dave Grohl no Nirvana. Confira o show:

Nirvana no Saint Andrews Hall – O Clube

Localizado no nº 431 da Congress Street de Detroit, Michigan, o Saint Andrew’s Hall era originalmente ponto de encontro da Saint Andrews Scottish Society de Detroit, uma organização independente que celebra a herança escocesa. O prédio foi construído em 1907 e serviu para esse proposito até a Segunda Guerra Mundial, quando o número de membros caiu drasticamente. Durante os anos 50, 60 e 70, outros grupos começaram a alugar as instalações para shows, reuniões e eventos especiais.

Nirvana no Saint Andrews Hall – O Clube (1)
Saint Andrew's Hall – 431 E Congress Street, Detroit, Michigan

Na década de 1980 o Saint Andrew’s passou a ser mais regularmente documentado por seu legado histórico como um clube musical icônico e inovador. Ele foi palco de atos lendários como Iggy Pop, Bob Dylan e Paul Simon. Nos anos 90 passaram por lá o REM, Red Hot Chili Peppers, No Doubt, The Verve, Pearl Jam, Soundgarden e o Nirvana. Enquanto nos anos 2000 o clube recebeu artistas como John Mayer, Adele e Eminem, solidificando sua reputação como um dos locais de música mais lendários e icônicos do país.

Nirvana no Saint Andrews Hall – O Clube (4)

O Saint Andrew’s Hall continua no mesmo local até hoje, recebendo grandes nomes da musica e outros nem tanto. Em julho deste ano por exemplo, o L7 tocou por lá. Em agosto a casa recebeu o Dinosaur Jr. e em setembro o The Jesus Lizard.

Nirvana no Saint Andrews Hall – O Show

O show do Nirvana no Saint Andrews Hall aconteceu em uma sexta-feira. As portas do clube se abriram às 19:00 horas e o show ao custo de US$ 8,50 tinha o Urge Overkill como banda de abertura. Dali pra frente a banda de Chicago seria o principal ato de abertura na turnê de Nevermind.

O show do Nirvana no Saint Andrews Hall começou, como de costume na tour, com o cover dos Vaselines, “Jesus Wants Me For A Sunbeam”. Com um set de vinte e duas musicas, maior que o das ultimas apresentações, a banda seguiu o show com “Aneurysm”“Drain You”“School”“Floyd The Barber”“Smells Like Teen Spirit”“About A Girl”“Breed”“Polly”“Sliver”“Pennyroyal Tea”“Love Buzz”“Come As You Are”“Blew”“Negative Creep”“Been A Son”“On A Plain”“Lithium”“Territorial Pissings”“Rape Me”“Something In The Way”“Endless, Nameless”.
A banda interagiu pouco com o publico entre as musicas. Depois de “Negative Creep” Dave Grohl ainda tenta iniciar uma conversa com a platéia; “Então, então é… é… estava meio frio hoje, mas não tinha chovido, e… hmm, fomos às lojas”. Krist Novoselic o interrompe com um “Corte as besteiras!” e Kurt Cobain anuncia “Been A Son”. Depois de “Lithium”, Krist comenta “Este salão é muito parecido com aquele quando você abre o gatefold do Black Sabbath Volume 4. Você pode imaginar esse show? Cara!”. Ele quis dizer que estava vendo uma cena parecida com essa.

Para a nossa alegria, a performance foi filmada por alguém da platéia sem que sua câmera de vídeo fosse confiscada pela equipe do Nirvana. A filmagem feita do fundo do clube foca principalmente em Kurt e Dave. Mas ainda assim é um belo registro. Apesar da imagem escura, podemos ver claramente a banda. Dá até pra notar que Kurt usa uma camiseta do Tri Delta, da Washington State University (WSU) debaixo de um cardigã. Depois de “Drain You” ele tira e fica com a camiseta da banda de abertura, Urge Overkill. O áudio está um pouco abafado, mas é compreensível. Confira o show:

Existe apenas uma foto conhecida do show do Nirvana no Saint Andrews Hall. Ela foi feita por Gino Carlini.

"Boddah"

Fã de Nirvana desde a primeira vez que o peso de "Bleach" entrou por meus ouvidos. Antes de tudo, um curioso insaciável. Pesquiso para aprender, escrevo para compartilhar o que aprendi."A curiosidade matou o gato, mas a satisfação o trouxe de volta!"
Fechar Menu