Nirvana no Sam Carver Gymnasium – 03 de Outubro de 1992

Nirvana no Sam Carver Gymnasium – 03 de Outubro de 1992

No dia 03 de outubro de 1992 rolava um show surpresa do Nirvana no Sam Carver Gymnasium, em Bellingham, WA. O show na Western Washington University tinha o Mudhoney como banda principal e abertura do Medelicious e Saucer.

Sam Carver Gymnasium

O Sam Carver Gymnasium faz parte da Western Washington University, de Bellingham, WA, cerca de duas horas de carro de Seattle. Datado de 1959, o Sam Carver recebeu seu primeiro grande show em 1967, quando o Jefferson Airplane tocou por lá, quando a banda ainda tinha só dois anos de estrada. John Klemmer, George Benson, The Tubes e George Thorogood também já fizeram shows no ginásio. Depois do Nirvana, Mudhoney, Medelicious e Saucer em 1992, Bikini Kill e Sonic Youth tocaram no Sam Carver (ambas no ano de 1995).

Nirvana no Sam Carver Gymnasium - ginasio

Em 2017 o passou por uma grande reforma. Além de expandir o prédio com novas salas de aula e outros espaços, a Western Washington University destruiu e remodelou a academia principal, acrescentando um novo sistema de som projetado pela empresa de engenharia West Coast, PAE Engineers.

Nirvana no Sam Carver Gymnasium

No sábado, 03 de outubro de 1992, o Mudhoney tinha show marcado noNirvana no Sam Carver Gymnasium - Flyer Sam Carver Gymnasium. Em dez dias eles lançariam seu novo álbum, Piece of Cake (o terceiro de estúdio). Como bandas de apoio, o Honey contava com Medelicious e Saucer.

O Nirvana esteve meio parado em setembro de 92. Kurt Cobain enfrentava as consequências do artigo da Vanity Fair que chegou ás ruas naquele mês.
Escrito por Lynn Hirschberg, o artigo continha várias citações anônimas, de uma pessoa próxima do casal Cobain/Love, que levantava preocupações com a saúde de Frances Bean e os problemas de drogas dos dois durante a gravidez.

Em outubro, depois de quase um mês de seu ultimo show (em 11 de setembro), Kurt, Krist e Dave se reuniram novamente para este show surpresa do Nirvana no Sam Carver Gymnasium. Existem informações conflitantes sobre a apresentação. O fato é que eles abriram o show do Mudhoney, sem aviso prévio. O setlist também é incerto. De acordo com Nils Bernstein, Kurt fez covers de Black Flag e do Fang, mas não se sabe se isso foi durante o show do Nirvana ou do Mudhoney. Cobain já havia se juntado a banda de Mark Arm em 26 de Setembro, Castaic Lake Amphitheatre, onde tocaram “The Money Will Roll Right In” do Fang.

A maioria das musicas tocadas no Sam Carver seriam antigas, muitas lançadas em Incesticide. Courtney Love diz que Kurt não lembrava de todas as letras e apenas murmurava em algumas partes delas. Musicas “hino” do Nirvana, como “Smells Like Teen Spirit” e “Lithium”, não foram tocadas.

As musicas confirmadas no set eram; “Mexican Seafood”, “Beeswax”, “D-7”, “Dumb”, “Drain You”, “Jesus Wants Me For A Sunbeam”, “School”, “Stain”, “On A Plain” e “Endless, Nameless”.

Áudio – Nirvana no Sam Carver Gymnasium

Confira abaixo os registros em áudio de “Drain You”, “Jesus Wants Me For A Sunbeam”, “School”, “Stain”, “On A Plain” e “Endless, Nameless”.

No final do show, o baixista do Mudhoney, Matt Lukin levou dois garotos até o palco.  Krist Novoselic deu seu baixo para um deles, enquanto Matt e Kurt Cobain penduravam a guitarra de Kurt no pescoço do outro. A multidão logo começa a gritar “Smash it!”, incitando as crianças a destruírem os instrumentos.

“De alguma forma esse garoto puxou o baixo de Krist sobre sua cabeça e o esmagou no palco. Alex McLeod, seu tour manager, estava com as mãos na cabeça, porque Krist nunca havia feito aquilo com seus baixos. Foi o final perfeito.”, lembrou Charles Peterson. Este alias, foi um dos últimos shows em que Peterson fotografou o Nirvana.

“Bellingham foi muito bom. Havia todos esses fotógrafos estudantis no fosso do palco. Tinha um cara, ele com sua câmera estava dançando por alí, mas estava bem na frente de onde Kurt ficava. Eu fiquei tipo, ‘Se você não vai tirar fotos, saia do caminho’. E ele tipo, ‘Eu só tenho uma chance e estou esperando pela destruição!'”, conclui Peterson.

Fotos – Nirvana no Sam Carver Gymnasium

Bastidores – Nirvana no Sam Carver Gymnasium

Os bastidores do show no Sam Carver Gymnasium pareciam mais uma reunião de amigos. Em algumas das fotos conhecidas feitas no dia, podemos ver Kurt, Kist e Dave entre amigos como Dylan Carlson (Earth), Kurt Danielson (TAD), Alex MacLeod (tour manager do Nirvana), Matt Lukin (Mudhoney), Charles Peterson (fotografo) entre outros.

Em duas das fotos feitas por Charles Peterson, Kurt Cobain aparece segurando uma Univox que acabara de receber de presente do técnico de guitarras do Nirvana, Earnest Bailey. Foi com essa guitarra que Kurt tocou no Saturday Night Live, em 25 de Setembro de 1993 e em shows da tour de In Utero.

“Eu senti que ele estava em um ‘estranho estado de espírito’ e queria dar-lhe uma guitarra com a qual ele gostaria de tocar. Ele realmente gostou. Foi um instrumento bastante importante”.

"Boddah"

Fã de Nirvana desde a primeira vez que o peso de "Bleach" entrou por meus ouvidos. Antes de tudo, um curioso insaciável. Pesquiso para aprender, escrevo para compartilhar o que aprendi."A curiosidade matou o gato, mas a satisfação o trouxe de volta.”

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta

Fechar Menu