Nirvana no Saturday Night Live – 25 de Setembro de 1993

Nirvana no Saturday Night Live – 25 de Setembro de 1993

No dia 25 de Setembro de 1993, em New York, acontecia a apresentação do Nirvana no Saturday Night Live. Saiba tudo sobre a apresentação, desde os ensaios até o show:

Saturday Night Live

O Saturday Night Live (SNL) é um programa de variedades da TV norte-americana criado por Lorne Michaels e desenvolvido por Dick Ebersol. O programa estreou na NBC em 11 de outubro de 1975, sob o título original NBC’s Saturday Night. As sketches de comédia da série, que parodiam a cultura e a política contemporâneas, são interpretados por um elenco grande e variado.

SNL logo

Cada episódio é apresentado por uma celebridade convidada, que geralmente faz um monólogo de abertura e sketches com o elenco, assim como nas apresentações de um convidado musical. Um episódio normalmente começa com um sketche que termina com alguém saindo do personagem e proclamando “Live from New York, é Saturday Night!”, Iniciando o show apropriadamente.

No programa do dia 25, a abertura mostrava Phil Hartman parodiando o Presidente Bill Clinton estabelecendo seu plano de saúde. Hartman foi o primeiro membro do elenco a retratar Bill Clinton e o fez até deixar o programa em 1994. O Saturday Night Live parodiou presidentes americanos e outros políticos desde o início do programa em 1975. O 42º presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, foi parodiado desde 1992. Ele foi representado no programa mais de cem vezes, na maioria das vezes por Darrell Hammond.

O elenco da 19ª temporada (na qual o Nirvana se apresentou em 1993, no primeiro episodio) contava com Ellen Cleghorne, Chris, Farley, Al Franken, Phil Hartman, Melanie, Hutsell, Norm Macdonald, Michael McKean, Tim Meadows, Jay Mohr, Mike Myers, Kevin Nealon, Adam Sandler, Rob Schneider, Sarah Silverman, David Spade e Julia Sweeney.

Ensaios – Nirvana no Saturday Night Live

No dia 23 de setembro a banda se reuniu no Studio 8H da NBC Studios, New York para o primeiro ensaio da apresentação no programa Saturday Night Live da NBC. Eles tocaram “Heart Shaped Box” e “Rape Me” duas vezes cada. Essas eram as musicas programadas para serem tocadas no SNL. Foi a primeira vez que a banda foi filmada com Pat Smear na segunda guitarra. Assista:

No dia 25 eles ainda tocaram mais uma vez antes do show para garantir que tudo estava da maneira como eles queriam. Nesse “ensaio geral” ao vivo diante do publico, “Heart Shaped Box” e “Rape Me”  foram tocadas mais uma vez. Infelizmente a gravação, se ainda existe, não foi divulgada.

Nirvana no Saturday Night Live

O primeiro episodio da 19ª temporada de Saturday Night Live foi apresentado por Charles Barkley. Barkley é um famoso jogador de basketball norte-americano conhecido por suas atuações no Philadelphia 76ers, no Phoenix Suns e no Houston Rockets. Era notado por sua garra dentro de quadra.

Várias vezes All-Star, fez parte do famoso Dream Team que venceu os Jogos Olímpicos de Barcelona. Charles também participou do filme Space Jam (1996) junto de Michael Jordan, com quem sempre teve grandes duelos em quadra. Barkley se aposentou do basketball em 2000 sem ganhar qualquer título de campeão da NBA. Ainda assim, foi eleito parte dos 50 melhores jogadores de todos os tempos da liga. Atualmente ele é comentarista de jogos da NBA.

Durante entrevista ao The Dan Patrick Show em Março de 2017, a lenda do NBA contou um pouco sobre o dia em que conheceu o Nirvana:

"Eu não sabia nada sobre o Nirvana. Antes de tudo, eles eram fantásticos. Todos os rapazes eram muito legais e acho que Courtney Love também estava lá. Eu tinha pessoas, amigos entrando e saindo do meu camarim (que ficava a cerca de três metros de distancia do camarim do Nirvana), então eu deixei a porta aberta. Mas toda vez que os caras do Nirvana abriam a porta deles eu tinha um "contact high" (expressão usada pra quando você fica chapado com a fumaça de quem está fumando maconha por exemplo). Parecia que uma dessas grandes nuvens de cogumelo vinham até mim. Eu fiquei com medo de ir ao aeroporto depois disso."

Charles Barkley

Nasce um MEME – Nirvana no Saturday Night Live

No vídeo abaixo, Dave Grohl, Krist Novoselic e Kurt Cobain ensaiam com Charles Barkley a chamada do Nirvana no Saturday Night Live. As expressões tipo “Que diabos estou fazendo aqui?” da banda são hilárias. Destaque para Dave, que virou MEME ao encenar um desconforto maior ainda com a situação:

Show – Nirvana no Saturday Night Live

Curiosidade

Como dito anteriormente, Pat Smear se apresentou pela primeira vez como segundo guitarrista do Nirvana no Saturday Night Live. Michael “Cali” DeWitt lembra:

“Eles realmente se divertiram. A energia de Pat no palco era tão diferente do que eles estavam acostumados. Ele estava nervoso, mas uma vez que começou, ele agitou como nenhum deles nunca fez. Todos estavam observando-o – ‘Olhe para esse cara se divertindo tanto tocando nossas músicas’.”

Na ocasião, Pat tocou com uma guitarra emprestada de Kurt Cobain, uma Mosrite. Não que ele não tivesse uma, é claro…

“Pat apareceu com uma Charvel Stratocaster (da Charvel Guitars – como a usada pelo ‘poodle-rocker’ Eddie Van Halen)”, lembra o técnico de guitarras, Earnest Bailey. “Ela tinha o acabamento em madeira natural e uma trava no tremolo. Não era o estilo do Nirvana. Quando ele abriu o case, houve um grande silêncio. Nós todos estavam começando a conhecer Pat e, não sabíamos como dizer a ele que não poderia tocar com aquela guitarra. Kurt tinha uma Mosrite Mark V azul com ele que era uma das suas guitarras danificadas. Consegui coloca-la pra funcionar novamente e nós oferecemos ela para Pat usar no lugar da Charvel.”

Fotos – Nirvana no Saturday Night Live

"Boddah"

Fã de Nirvana desde a primeira vez que o peso de "Bleach" entrou por meus ouvidos. Antes de tudo, um curioso insaciável. Pesquiso para aprender, escrevo para compartilhar o que aprendi."A curiosidade matou o gato, mas a satisfação o trouxe de volta!"
Fechar Menu