Nirvana no Stache’s – 09 de Outubro de 1991

Nirvana no Stache’s – 09 de Outubro de 1991

No dia 09 de outubro de 1991, acontecia em Columbus, um daqueles que está hoje na lista de “shows perdidos”, Nirvana no Stache’s. Leia todas as informações disponíveis sobre este show abaixo:

Nirvana no Stache’s – O Clube

O Stache’s foi inaugurado em 1988, no nº 2404 da High Street de Colombo. No local funcionava anteriormente o The Tree Lounge desde o inicio dos anos 70, conduzido por Shelley e Mike Young. Depois virou o Stache and Little Brother’s, assim chamado em homenagem ao dono bigodudo, Peter Hermann e seu irmão mais novo. Era principalmente um clube de blues, mas em meados dos anos 80, o dono da SchoolKids Records, Curt Schieber, começou a contratar artistas de folk, rock e punk. O proprietário, Peter Hermann tentou transformar o bar em um clube “go-go”. Hermann odiava música ao vivo. Ele era um velho israelense rabugento com um forte sotaque russo-judaico. O, na época cliente, Dan Dougan, o compara ao personagem João Bafo de Onça, de Walt Disney.

Em uma noite de 1988, quando Marshall Crenshaw tocava no Stache and Little Brother’s. Dan Dougan estava no bar lotado e disse ao dono: “Ei, Pete. Ponha um pouco de gin no meu gin e tônica”. Hermann respondeu: “Do que você está reclamando? Você só gosta de reclamar”. Dougan pergunta: “Por que você não sorri só hoje à noite? Pelo menos você está ganhando dinheiro”. Hermann: “Você acha que estou ganhando dinheiro? Então compre o maldito bar!”. Dougan: “Quanto você quer?”. “Quanto você me dá?”, responde Hermann. Dougan pensa rapidamente em um valor qualquer e oferece; “50 mil!”. Imediatamente Hermann diz: “Você me dá 25 amanhã e o lugar é seu”. Dougan lembra que saiu do bar naquela noite, fumando um cigarro, tentando respirar e ao olhar para o outro lado da rua, havia uma placa no Dick’s Den que dizia: “Por que não?”. No dia seguinte ele voltou a falar com Pete, mas levaram cerca de seis meses para concluir o acordo. Assim o surgia o Stache’s.

Nirvana no Stache's - 2404 North High Street
Primeiro endereço do Stache's - 2404 North High Street

O Stache’s serviu de palco para uma grande variedade de talentos musicais. Foi sob o esse nome que bandas como Nirvana, Sebadoh, R.E.M. e Soundgarden tocaram por lá. O Meat Puppets foi a primeira delas e atraiu mais de 300 pessoas para o show. Legalmente eles só poderiam receber 140, porque o local ainda tinha licença somente para funcionar como restaurante sob o nome Stache and Little Brother’s.

Em 1997 o Stache’s teve que fechar as portas no nº 2404 da High Street. Apesar do bom relacionamento de Dougan com o proprietário do imóvel,  ele foi informado de que o prédio havia sido declarado como inseguro e teria que ser demolido. The Fleshtones foi a última banda a tocar no clube antes da mudança para o nº 110 da mesma High Street, no bairro de Short North, que reabriu sob o nome de Little Brother’s. Como Little Brother’s a casa recebeu shows de notáveis ​​bandas locais como Great Plains, Greenhorn, Gaunt, Scrawl e Moviola, e grandes nomes nacionais, incluindo o Mudhoney, White Stripes, Arcade Fire, Sleater-Kinney e Black Keys, até seu último show em 3 de julho de 2007.

Nirvana no Stache's - 110 North High Street
Little Brother's - 110 North High Street

Em 2005 Dan Dougan já pretendia vender seu bar. Ele dizia estar prestes a se empurrar para uma sepultura. Apesar de gostar de ficar no bar, ele já não se divertia mais com isso e queria participar mais da vida de seu filho que acabara de nascer. Mas o fechamento do Stache’s teria sido influenciado principalmente pelo aumento do aluguel a um nível que Dan Dougan, não podia mais pagar. Apesar de ter combinado com o proprietário do prédio onde ficava o Little Brother’s em aumentar o aluguel em 15%, mais tarde seu advogado de disse: “Para o inferno com seus 15%. Você terá um aumento de 40%”. De US$ 4.250 o aluguel subiria para US$ 6.000 por mês. Em dez dias Dougan precisava pagar o novo valor ou deixar o local. Mesmo com a vontade de “morder o nariz” do advogado como ele mesmo disse, Dougan simplesmente respondeu: “Bem, estamos indo embora”.

Nirvana no Stache's - Dan Dougan
Dan Dougan em frente ao Little Brother's

Nirvana no Stache’s

O show do Nirvana no Stache’s em 09 de outubro de 1991 foi o segundo da banda no local. Eles já haviam tocado lá durante a “Bleach Era”, em 09 de maio de 1990. Da primeira vez a banda era pouco conhecida e não chegou a encher a casa. Essa segunda apresentação do Nirvana no Stache’s foi a primeira com o Urge Overkill, da Touch & Go, como banda de abertura. Eles acabariam substituindo o Das Damen nessa função. O Urge abriu quatorze shows do Nirvana naquele ano e ainda foram para o Reading Festival com a banda no ano seguinte.

Gene Mullet, um grande fã e amigo por correspondencia do Urge Overkill, lembra que no dia em que os ingressos para o show foram colocados a venda, ele estava fora da cidade, em um funeral. Quando ele voltou no dia seguinte, os ingressos já estavam esgotados. O gerente do Stache’s até cogitou a ideia de transferir o show para um local maior. Mullet chegou cedo ao clube naquela noite na esperança de conseguir um ingresso de alguma maneira. Olhando através das janelas do Stache’s ele viu um dos membros do Urge no clube, era Nathan Katruud (Nash Kato). “Eu corri ao redor do clube. Ele se lembrou de mim e eu expliquei sobre os ingressos”, lembra Mullet. Nathan disse: “Não tem problema, você pode entrar por alí”, apontando para a porta aberta na parte de trás do clube, por onde a banda estava transportando o equipamento. Gene Mullet estava dentro! Ele agora podia presenciar parte da história do rock n’ roll.

"Era como se uma de nossas bandas estivesse dominando o mundo e eles estavam! As pessoas quase que sentiam uma sensação de realização; como um time favorito que ganhou o campeonato e eles foram recompensados ​​por serem fãs o tempo todo. Todos sabiam que estavam vendo algo especial."

Gene Mullet

Infelizmente ainda se sabe muito pouco sobre este show. Sabe-se que “Polly” e “On A Plain” foram tocadas. Assim como “Smells Like Teen Spirit” que, de acordo com Mullet, arrancou muitos gritos da platéia. Fora isso o que temos são fotos. Angela Boatwright e Jay Brown são os responsáveis pela maioria das fotos conhecidas deste show. Confira abaixo:

Nirvana no Stache’s – Curiosidade

Foi durante esse o show do Nirvana no Stache’s que Krist Novoselic ganhou a famosa camiseta com a qual ele seria visto em várias sessões de fotos e shows nos anos seguintes. A camiseta também foi usada por Dave Grohl no casamento de Kurt Cobain e Courtney Love, em 24 de fevereiro de 1992. Em conversa com o Athens News, Al Schmidt, coordenador de alimentos do Casa Nueva Restaurant & Cantina, diz saber exatamente como Krist adquiriu a camiseta.
Vários amigos de Schmidt, que haviam gostado de “Bleach” foram para Columbus ver o Nirvana. Entre esses amigos estavam Valerie Grimes, que na época era sócia do Casa e seu namorado, Ted O’Neil. Os dois foram cedo para o Stache’s na esperança de conseguir interagir com as bandas antes do show.

"Eles conseguiram ir com o Urge Overkill (banda de abertura) e o Nirvana até o porão do bar esfumaçado (para fumar maconha pelo que sabe Schmidt). Durante este tempo, Krist Novoselic disse a Ted que havia gostado de sua camisa, uma camisa do Casa Nueva. Ted tirou e deu a ele"

Al Schmidt não estava naquele porão, mas assistiu ao show mais tarde. Ele diz ter certeza de que somente uma camiseta do Casa foi dada a banda naquele dia, o que significa que a camiseta usada por Dave Grohl no casamento de Kurt Cobain com Courtney Love, é a mesma. “Eu estive em uma banda de rock viajando e você pode compartilhar algumas camisas”, teorizou. De fato Kurt, Krist e Dave sempre revezavam suas camisetas.
Ted O’Neil, que tocava bateria em uma banda local chamada Torque e era frequentador do Casa, morreu no início dos anos 90 devido a uma overdose de heroína. Valerie Grimes, ex-namorada de O’Neil que estava supostamente presente durante a troca da camiseta, vive na Austrália agora.

No balcão do restaurante foi exibida por um tempo uma foto de Krist usando a camiseta junto da frase: “Krist Novoselic has a Casa T-shirt why don’t you?” (“Krist Novoselic tem uma camiseta do Casa, porque você não?”).

"Boddah"

Fã de Nirvana desde a primeira vez que o peso de "Bleach" entrou por meus ouvidos. Antes de tudo, um curioso insaciável. Pesquiso para aprender, escrevo para compartilhar o que aprendi."A curiosidade matou o gato, mas a satisfação o trouxe de volta!"
Fechar Menu