Nirvana no The Empire Concert Club – 10 de Outubro de 1991

Nirvana no The Empire Concert Club – 10 de Outubro de 1991

No dia 10 de outubro de 1991 acontecia o show do Nirvana no The Empire Concert Club. Único da banda em Cleveland, Ohio. Saiba mais, ouça o show, veja fotos:

Nirvana no The Empire Concert Club

Em 10 de outubro de 1991, chegava a Cleveland, Ohio, a turnê de Nevermind. O Nirvana tocou duas vezes no estado naquele ano. A primeira foi no Stache’s, de Columbus no dia anterior.
Não existem muitas informações disponíveis sobre o The Empire, mas por lá já tocaram, entre 1990 e 1992 bandas como Pearl Jam, Nine Inch Nails, Death, Kreator, Biohazard, Blue Öyster Cult, Kansas, Stray Cats, Ramones, My Bloody Valentine, Teenage Fanclub, Babes in Toyland, Helmet, Bad Religion, The Soup Dragons e Mentors. Essa ultima é a banda de Eldon Hoke, o “El Duce” – o cara que diz que Courtney Love lhe ofereceu dinheiro para matar Kurt Cobain. Só para esclarecer, o próprio baixista do Mentors, Steve Broy, revelou no livro “Truth Is Funnier Than Fiction”, que a história foi inventada para vender. O livro de Nancie Hudson foi lançado em 2004.

Com um setlist de pouco mais de uma hora, o show do Nirvana no The Empire Concert Club iniciou com dois covers. O primeiro, uma jam de “Another One Bites The Dust”, do Queen. Depois de menos de um minuto de “quebra gelo” o cover dos Vaselines, “Jesus Wants Me For A Sunbeam” foi tocado, Eles começaram muitos shows daquela tour com essa musica que anos depois acabaria no “MTV Unplugged in New York”.

Seguindo vieram na ordem; “Aneurysm”, “Drain You” (Krist Novoselic cantou um trecho da musica), “School” (a musica que o Nirvana tocou mais vezes ao vivo), “Floyd The Barber”, “Smells Like Teen Spirit”, “About A Girl”, “Breed”, “Polly”, “Sliver”, “Love Buzz” (outro cover, mas do Shocking Blue), “Come As You Are”, “Pennyroyal Tea”, “Negative Creep” (com o inicio mais lento que o normal e Kurt Cobain cantando em “falsete”, semelhante ao que fizeram em Cork, Irlanda, em 20 de Agosto de 1991), “Been A Son”, “Blew”, “Rape Me”, “Lithium”“Territorial Pissings”.

Como você pode ter percebido, menos da metade do set era de musicas de Nevermind. O álbum estava sim fazendo sucesso, mas a banda ainda tocava as musicas que gostavam antes de tudo, sem seguir “regras de divulgação”.

Show – Nirvana no The Empire Concert Club

Abaixo o áudio do show do Nirvana no The Empire Concert Club. Este registro foi divulgado pela primeira vez em setembro 2007. Existe um outro disponível na internet, mais completo (sem cortes no inicio e fim do show), mas a qualidade do disponibilizado aqui é superior. Confira:

Fotos – Nirvana no The Empire Concert Club

Infelizmente as fotos do Nirvana no The Empire Concert Club são raras. apenas as mostradas abaixo são conhecidas do publico. É possível e bem provável que existam mais mas não tenham sido divulgadas ainda.

"Boddah"

Fã de Nirvana desde a primeira vez que o peso de "Bleach" entrou por meus ouvidos. Antes de tudo, um curioso insaciável. Pesquiso para aprender, escrevo para compartilhar o que aprendi."A curiosidade matou o gato, mas a satisfação o trouxe de volta!"
Fechar Menu