Nirvana no The Masquerade – 06 de Outubro de 1991

Nirvana no The Masquerade – 06 de Outubro de 1991

No dia 06 de outubro de 1991 rolava o show do Nirvana no The Masquerade, em Atlanta, Geórgia. Foi o segundo show no estado divulgando Nevermind. Confira:

O Clube – Nirvana no The Masquerade

Fundado em 1989, o The Masquerade se instalou por 27 anos em sua lendária localização no nº 695 da North Avenue, dentro do histórico Dupre Excelsior Mill. O edifício foi construído por volta de 1890, pela DuPre Manufacturing Company.

Desde a inauguração, o The Masquerade apresentou varias bandas ao vivo, de todos os estilos. Do rock, passando pelo alternativo, indie, eletrônico, metal, punk até hip hop, os palcos do clube já abrigaram uma lista interminável de artistas. O Smashing Pumpkins, The Cranberries, Green Day, Radiohead, Flaming Lips, Blind Melon, Blur, Faith No More, Weezer, Queens of the Stone Age, Oasis, The Killers, Panic at the Disco, INXS, Björk, Coldplay, The Ramones, Fugazi, Motörhead, Alice in Chains, Stone Temple Pilots, Rage Against the Machine, Iron Maiden, Marilyn Manson, Misfits, Social Distortion, Danzig, Blink 182, Amon Amarth, Mastodon, Nine Inch Nails, Foo Fighters, Soundgarden e Nirvana, são apenas alguns exemplos das bandas mais populares e influentes que passaram pelo The Masquerade.

Nirvana no The Masquerade – O Clube (1)

Alguns festivais de musica também deram o pontapé de partida no The Masquerade. Em 1992 aconteceu por lá a primeira edição do Warped Tour. Depois disso, ao longo dos anos o One Music Fest, o Shaky Knees Music Festival, o Imagine Fest e o The Wrecking Ball ATL também tiveram sua estreia no clube de Atlanta.

Em 2006 o prédio que abrigava o The Masquerade foi vendido. O antigo edifício foi designado como histórico pela cidade e todas as partes originais seriam salvas através de “reutilização adaptativa”.

Em novembro de 2016 o clube mudou-se para o nº 50 da Lower Alabama Street, no nível inferior do Underground Atlanta (conhecido como Kenny’s Alley). Os três espaços do clube, chamados Heaven, Purgatory and Hell (Céu, Purgatório e Inferno) mantem a mesma capacidade e nomes de quando o Masquerade ficava na North Ave. Mas agora eles estão ligados por um pátio (o Kenny’s Alley) e contam com entradas individuais para cada sala, em vez de uma entrada principal, como era na North Ave.

Nirvana no The Masquerade

O show do Nirvana no The Masquerade estava marcado para o domingo, 06 de outubro de 1991. Antes disso, no dia 05, eles haviam feito sua primeira parada da tour de Nevermind no estado da Georgia. Foi no 40 Watt Club, em Athens. Nas duas datas o Das Damen era a banda de abertura. Mas o show no 40 Watt Club ficou registrado somente na memoria de quem teve o privilegio de assisti-lo. Ele é mais um dos “shows perdidos” do Nirvana.

Quem assistiu o show do sábado dia 05, diz que Kurt, Krist e Dave estavam bêbados e fora de sintonia, mas há também quem diga que o show foi incrível. Durante “Endless, Nameless”, Kurt arrancou uma tela de projeção do teto do clube e incitou a multidão a subir no palco para ajudá-lo. Enquanto isso, Dave chutou a bateria, empilhou as peças em uma ordem particular e tocou com microfones no lugar das baquetas. Depois da destruição, a banda empilhou seus instrumentos na bateria, desejou ao publico uma boa noite e saiu do palco. Dali o Nirvana teria fugido da imprensa para uma festa na casa do guitarrista do R.E.M., Peter Buck. Infelizmente não existe nenhum registro dessa bagunça toda. Naquele mesmo dia, “Smells Like Teen Spirit” chegou a posição de 35 nas paradas britânicas.

No domingo às 22:00 hr o The Masquerade abria suas portas para Nirvana no The Masquerade docs (1)o show para os fãs que haviam desembolsado seus U$ 7,50 para assistir o Das Damen e Nirvana. Depois da abertura com o rock alternativo da banda nova-iorquina, o trio da costa oeste mostrava seu novo álbum aos jovens de Atlanta.
Curiosamente, apesar de se tratar da turnê do recém-lançado Nevermind, das dezessete musicas tocadas, apenas cinco estavam no álbum. Seis delas eram do antecessor, “Bleach”. O setlist completo era, na ordem; “Jesus Wants Me For A Sunbeam”, “Aneurysm”, “Drain You”, “School”, “Floyd The Barber”, “Smells Like Teen Spirit”, “About A Girl”, “Breed”, “Polly”, “Sliver”, “Love Buzz”, “Scoff”, “Rape Me”, “Blew”, “Been A Son”, “On A Plain” e “Negative Creep”.

O Show – Nirvana no The Masquerade

Fotos – Nirvana no The Masquerade

Abaixo as fotos conhecidas do show do Nirvana no The Masquerade. Elas são de baixa qualidade pois foram retiradas de um anuncio no eBay feito por alguém que esteve no show:

"Boddah"

Fã de Nirvana desde a primeira vez que o peso de "Bleach" entrou por meus ouvidos. Antes de tudo, um curioso insaciável. Pesquiso para aprender, escrevo para compartilhar o que aprendi."A curiosidade matou o gato, mas a satisfação o trouxe de volta!"
Fechar Menu