Nirvana no The Opera House – 20 de Setembro de 1991

Nirvana no The Opera House – 20 de Setembro de 1991

No dia 20 de setembro de 1991 acontecia o show do Nirvana no The Opera House, em Toronto, ON, Canada. Confira tudo o que rolou por lá há exatos 27 anos:

O The Opera House

The Opera House foi inaugurado em 1909 como La Plaza Theatre, na 735 Queen Street East, no bairro Riverdale, a leste do centro da cidade de Toronto. Com capacidade para 700 pessoas, era originalmente um teatro. Em uma era antes dos filmes, antes da televisão e antes do rádio, o teatro ao vivo era uma das formas mais populares de entretenimento e a casa de espetáculos local era um pilar da comunidade. Nesse caso, o La Plaza Theatre era um ponto de encontro para os moradores dos bairros históricos de Riverdale e Leslieville, uma área então nos limites de Toronto que abrigava trabalhadores de fábricas de tijolos e jardineiros. Era um lugar para entretenimento rápido, fácil e barato, hospedando cinco shows por dia, todos os dias.

Depois de algumas décadas, quando a popularidade do teatro ao vivo caiu enquanto a dos filmes de Hollywood subia, o La Plaza, como a maioria dos teatros, foi adaptado com uma tela de cinema e praticamente não apresentou mais shows ao vivo nos anos 1930. Tornou-se o cinema mais popular do bairro, mostrando uma combinação de recursos de segunda geração e filmes B até os anos 1970. Apesar de não ser um local para as estreias e primeiras exibições, o La Plaza sempre foi amado pela comunidade.

Depois de um punhado de mudanças de nome (The Acropolis, The Dundas, The Cinema Ellas), o The Plaza foi retirado dos negócios pelo surgimento de cinemas modernos nos anos 80. Então, o The Opera House entrou em cena. Comprado em julho de 1989, o local passou por uma reforma para a inauguração como The Opera House em dezembro daquele ano. Desde então, o The Opera House tem sido um dos locais de concertos mais adorados de Toronto.

No início dos anos 90, o The Opera House fez nome como um clube grunge. Apesar da reputação da região, as bandas cada vez mais escolhiam o The Opera House para fazer seus shows, mesmo quando não precisavam. Em 1993, o Rage Against The Machine tocou em um show especial por US $ 6 por ingresso. Enquanto os artigos de jornais diziam algo como: “Banda ‘X’ está tocando no The Opera House, em uma parte sombria da cidade”, as bandas faziam questão de estar ali, na “parte sombria da cidade”.

Entrevista – Nirvana no The Opera House

No dia do show, o Nirvana foi entrevistado pelo MuchMusic, um canal de televisão canadense pertencente a Bell Media. Lembrando que Nevermind ainda não havia sido lançado e o correspondente do MuchMusic pouco sabia sobre a banda. Talvez isso explique algumas das perguntas sem sentido. Mas o Nirvana soube se divertir com a situação, mesmo com os momentos de visível “desconforto”. Confira:

Show – Nirvana no The Opera House

No dia 20 de setembro de 1991, o Nirvana estava prestes a lançar o que seria um divisor de águas na industria da musica (Nevermind foi lançado quatro dias depois deste show). Apesar de os shows da banda de Seattle estarem acontecendo em locais pequenos naquela época, muito disso se deve ao fato de que ninguém previa o sucesso de Nevermind. Os locais dos shows foram definidos antes de a banda “dominar o mundo” e, apesar de o Nirvana preferir os pequenos clubes, eles estavam no The Opera House por não serem famosos.

Na sexta-feira, 20 de setembro de 1991, às oito da noite, o The Opera House abria suas portas para o show do Nirvana com abertura do The Melvins. O Nirvana iniciou seu show com “Aneurysm”. Em seguida, Dave Grohl anunciou: “Obrigado. Nós vamos tocar muitas coisas novas então…”. Apesar do anuncio, nenhuma musica foi tocada pela primeira vez neste show. O set completo foi: “Aneurysm”, “Drain You”, “Smells Like Teen Spirit”, “Polly”, “School”, “Sliver”, “Floyd The Barber”, “About A Girl”, “Breed”, “Territorial Pissings”, “Pennyroyal Tea”, “Blew”, “Negative Creep”, “Been A Son”, “Something In The Way” e “Endless, Nameless”. Destaque para o solo de guitarra incomum em “Pennyroyal Tea”. Confira o show do Nirvana no The Opera House:

Fotos do Show – Nirvana no The Opera House

"Boddah"

Fã de Nirvana desde a primeira vez que o peso de "Bleach" entrou por meus ouvidos. Antes de tudo, um curioso insaciável. Pesquiso para aprender, escrevo para compartilhar o que aprendi."A curiosidade matou o gato, mas a satisfação o trouxe de volta!"
Fechar Menu