Nirvana para a Sounds Magazine – 23 de setembro de 1990

Nirvana para a Sounds Magazine – 23 de setembro de 1990

Tudo sobre a entrevista de Keith Cameron com o Nirvana para a Sounds Magazine, feita na casa de Krist Novoselic em Tacoma,WA, em 23 de setembro de 1990:

Sounds Magazine

A Sounds Magazine era uma famosa revista semanal de rock do Reino Unido. Você já deve conhece-la da famosa camiseta de Kurt Cobain, mas falaremos disso depois. O semanário foi produzido pela Publications Spotlight, criada por Jack Hutton e Peter Wilkinson, que depois de deixar a também famosa Melody Maker resolveu montar sua própria empresa. Ela esteve ativa do dia 10 de outubro de 1970 a 6 de Abril de 1991.

O inicio do projeto Sounds era dedicado ao rock progressivo e descrito por Hutton como sendo para aqueles que estavam “procurando por uma Melody Maker de esquerda”. A Sounds foi planejada para ser uma rival semanal das grandes da época, Melody Maker e New Musical Express (NME). A revista ficou conhecida por distribuir pôsteres no centro de suas edições e mais tarde por divulgar bandas de heavy metal em suas capas, especialmente da New Wave of British Heavy Metal (NWOBHM) e subgênero do punk rock Oi!, que surgiram no Reino Unido no final dos anos 1970. Alias, diz-se que foi a Sounds a primeira revista a escrever sobre uma banda punk. Mantendo a sua reputação de “chegar lá primeiro”, o jornalista musical John Robb foi quem criou com o termo “Britpop”.

A Sounds acabou em 1991, quando a United Newspapers vendeu todos os seus títulos para a EMAP Metro. Um dos legados da Sounds foi a criação da revista de rock/heavy metal Kerrang!, originalmente publicada como parte da Sounds antes de ser desmembrada como uma revista à parte.

O repórter

Keith Cameron é autor, jornalista e subeditor famoso por seus trabalhos na Sounds Magazine e subsequentemente NME, Vox, Q, Kerrang!, The Guardian, Times, Sunday Times e a Scotland On Sunday.

Nascido em Inverness em 31 de dezembro de 1965, cresceu em Fort William, a pequena cidade situada no extremo sudoeste do Great Glen, Escócia. Em 1987, se formou na Universidade de Edimburgo com mestrado em Política e História Moderna e mudou para Londres para estudar jornalismo. Em 1988, tornou-se um colaborador freelancer da Sounds Magazine. Depois que o semanário foi fechado em abril de 1991, começou a contribuir para o New Musical Express. Em 2001, começou a trabalhar na revista MOJO e permanece lá desde então, atualmente como editor contribuinte.

Em 2013, Cameron lançou o livro “Mudhoney: The Sound And The Fury From Seattle”, pela Omnibus Press.

A entrevista do Nirvana para a Sounds Magazine

Depois de assistirem ao show do Nirvana no Motor Sports International Garage, em Seattle no dia 22 de setembro, o repórter Keith Cameron e o fotografo Ian Tilton seguiram a banda até Tacoma no dia seguinte onde, na cassa de Krist Novoselic, entrevistaram e fotografaram o Nirvana para a Sounds Magazine (veja a sessão de fotos aqui). Apesar de Dan Peters ser apresentado como baterista na época, seu substituto, Dave Grohl já estava hospedado na residencia dos Novoselic e logo seria anunciado como novo baterista (leia mais aqui). Dan nem mesmo chegou a participar ativamente da entrevista e seu nome é citado uma unica vez no artigo lançado na edição de 27 de outubro, quando Cameron já o menciona como ex-baterista: “…o Nirvana vai entrar nos palcos do Reino Unido esta semana apresentando seu quarto baterista este ano!!! Dan Peters do Mudhoney durou apenas um show e uma sessão de fotos da Sounds antes de ser dito, Hey, você está fora!”

Para quem tem interesse em ler a entrevista completa, deixo aqui o link da mesma transcrita em inglês no site Live Nirvana. Em breve prometo traduzi-la e compartilhar com vocês. Para ler click aqui.

Curiosidade

Você já deve ter visto Kurt Cobain usando uma camiseta da Sounds Magazine em inúmeras fotos. A camiseta foi um presente de Cameron para abanda. Krist Novoselic e Dan Peters também ganharam uma. Abaixo, a história compartilhada com a foto do próprio Keith Cameron em seu perfil pessoal no Facebook no inicio de 2016:

"Em Setembro de 1990, fui enviado para Seattle para entrevistar o Nirvana para a Sounds Magazine (leitores mais velhos podem lembrar dela como um dos vários artigos de música semanais que já foram publicados na Grã-Bretanha). No início daquele ano, a Sounds havia criado uma promoção com essas roupas, conforme projetado com o devido cuidado e atenção por Glenn Rickwood, nosso guru de arte interno. A fim de limpar a pilha de camisas não vendidas que se aglomeravam no escritório, peguei três como 'presentes' para a banda. Embora graciosamente recebido, não esperava ver nenhuma dessas camisetas novamente. Em Abril de 1991, no que seria sua última edição, a Sounds fez um review do Nirvana no Commodore Ballroom, em Vancouver, pelo escritor de Seattle, Nils Bernstein com fotografias de Charles Peterson. Para minha surpresa, Kurt Cobain estava usando a camisa da Sounds que eu lhe dei seis meses antes. Fiquei impressionado quando uma réplica da camiseta foi lançada em meados dos anos 2000 (você podia compra-las por apenas 30 libras). E 'espantado' realmente não chega perto de descrever exatamente como eu me senti em 2011, quando vi a camiseta de novo, atrás de um vidro reforçado em uma exposição no Museum of Pop Culture de Seattle, ao lado de guitarras de Kurt, cartas, letras e outros itens de vestuário; detalhes mundanos de uma vida extraordinária e tragicamente curta."

Keith Cameron

"Boddah"

Fã de Nirvana desde a primeira vez que o peso de "Bleach" entrou por meus ouvidos. Antes de tudo, um curioso insaciável. Pesquiso para aprender, escrevo para compartilhar o que aprendi."A curiosidade matou o gato, mas a satisfação o trouxe de volta!"
Fechar Menu