No on 9 Benefit – 10 de Setembro de 1992

No on 9 Benefit – 10 de Setembro de 1992

No dia 10 de setembro de 1992 o Nirvana tocava no Portland Meadows, durante o No on 9 Benefit, em Portland, OR. Confira tudo sobre o show:

No on 9 Benefit – O Evento

O “Não no 9” se referia à “Measure 9” (Medida 9), uma votação que acontecia no estado do Oregon em 1992, sobre os direitos dos homossexuais, a pedofilia, o sadismo, o masoquismo e a educação pública. A Medida 9 teria adicionado o seguinte texto à Constituição do Oregon:

“Todos os governos do Oregon não podem usar seus recursos ou propriedades para promover, incentivar ou facilitar a homossexualidade, a pedofilia, o sadismo ou o masoquismo. Todos os níveis de governo, incluindo os sistemas de educação pública, devem ajudar a estabelecer um padrão para a juventude do Oregon que reconheça que esses comportamentos são anormais, errados, antinaturais e perversos, e que eles devem ser desencorajados e evitados.”

O evento No on 9 Benefit pedia um voto “NÃO” para a medida que consideravam injustamente discriminatória, inconstitucional e que demonstrava a homofobia e o fanatismo de seus apoiadores. No dia da eleição (3 de novembro de 1992), a medida foi derrotada com 638.527 votos a favor, 828.290 votos contra.

No on 9 Benefit – O Show

Flyer do show cancelado.

O show foi originalmente marcado para acontecer no dia 22 de agosto, mas a filha de Kurt Cobain e Courtney Love, Frances Bean Cobain, nasceu quatro dias antes, por isso o evento foi remarcado para 10 de setembro. Calamity Jane, Poison Idea e Mudhoney tocariam na mesma noite com o Nirvana, mas com o adiamento do show, a banda de Mark Arm não pode participar. Por outro lado, Helmet e Jello Biafra completaram o lineup para a nova data.

Na quinta-feira, 10 de Setembro de 1992 o Nirvana subia no palco do Portland Meadows para fazer seu show contra a intolerância. Durante a apresentação, Kurt Cobain contou sobre seu desentendimento com Axl Rose nos bastidores do MTV Video Music Awards da noite anterior. Enquanto Krist e Kurt contavam sobre a forma agressiva como Axl tratou Courtney Love, um fã interrompe: “Cara, eu acho que vocês deveriam deixar todo mundo expressar o que eles querem. Seja o hard rock, seja o Nirvana”.Flyer do show Kurt responde: “Mas você não pode ‘deixar’ uma estrela do rock que obviamente gosta de bater em mulheres, gosta de controlar mulheres e gosta de dizer às mulheres para calarem a boca…”.  “E odeia negros e bichas!”, completa Krist. “…que obviamente é racista e homofóbico. Ele não tem o direito de falar o que pensa… Mas ele tem o direito de falar o que pensa… Então nós devemos todos nos calar!”, completa Kurt. Depois de uma breve discussão, Kurt concorda: “É verdade, todos nós devemos amar uns aos outros! Krist? Eu te amo!”. Em seguida, os dois se beijam.


Infelizmente o show não está disponível em vídeo na integra. As capturas de vídeo conhecidas foram feitas para o “Bohemia After Dark“, um programa de TV local de Portland. Confira:

Abaixo, um mini-sample do documentário “NO On Measure 9” com entrevista à Kurt Cobain e Krist Novoselic antes do show + trechos do show:

No on 9 Benefit – Fotos

No on 9 Benefit – Áudio do Show

"Boddah"

Fã de Nirvana desde a primeira vez que o peso de "Bleach" entrou por meus ouvidos. Antes de tudo, um curioso insaciável. Pesquiso para aprender, escrevo para compartilhar o que aprendi."A curiosidade matou o gato, mas a satisfação o trouxe de volta!"
Fechar Menu